Imprensa / Notícias da empresa local / Site da Atlas Copco é referência sobre reaproveitamento de energia

Site da Atlas Copco é referência sobre reaproveitamento de energia

2012-03-27

Use your energy twice
Para aqueles que pensam seriamente em implantar a tecnologia de reaproveitamento da energia dos compressores em suas empresas, vamos destacar um site criado pela Atlas Copco.

Totalmente em português, o site www.atlascopco.com/useyourenergytwiceptbr foi criado especialmente para apresentar em um único ponto de referência, todas as informações sobre princípios de funcionamento, aplicabilidade, tipos de equipamento e especificações técnicas.
Através do site, é possível compreender o impacto mundial que a economia de energia em sistemas de ar comprimido pode trazer. Inclusive em relação ao potencial de redução da emissão de gases do efeito estufa. São dados muito interessantes de uma análise feita especificamente com base em dados de uso de compressores de ar por indústrias na Europa.

Recuperação de até 105%

Para aqueles interessados em conhecer os princípios de engenharia que permitem recuperar, em teoria, até 105% da energia, este site da Atlas Copco oferece também informações detalhadas sobre a teoria de funcionamento. Importante notar que esta nova tecnologia difere de antigos métodos de recuperação de calor, pois em certos casos consegue-se obter mais do que 100% em relação à energia consumida. De forma geral, a recuperação de 95% da energia consumida é usual. Útil para profissionais que desejem se atualizar profissionalmente e estudantes.
Para quem deseja implantar a solução, no site é possível encontrar todos os equipamentos da Atlas Copco que proporcionam a recuperação de energia, assim como suas especificações técnicas. Pode-se escolher o compressor mais adequado para cada aplicação, com base em suas capacidades de vazão e pressão. É possível conhecer também um equipamento específico denominado “unidade de recuperação de energia”, cuja aplicação é integrar vários compressores num sistema único de reaproveitamento energético.
Para cada equipamento existe um catálogo que pode ser "baixado", compartilhado ou impresso. Com base nesses materiais é possível especificar o compressor correto para cada tipo de aplicação, assim como a melhor configuração de instalação.

Certificação TÜV e calculadora on-line

Economize energia
Ainda com relação aos equipamentos, um detalhe importante é a certificação TÜV, que realmente garante que eles são capazes de entregar a economia prometida. O site detalha os processos e requisitos para a certificação, conferindo ao interessado uma importante referência técnica para assegurar que a solução adquirida seja realmente capaz de cumprir sua proposta.
Para ajudar ainda mais na escolha do compressor de ar adequado, o site oferece uma exclusiva calculadora online, onde o interessado insere os dados de sua operação e obtém uma análise preliminar do potencial de energia que tem para recuperar. Uma ferramenta simples e rápida de decisão para quem ainda está avaliando a viabilidade de implantação.

O site também dá ideias para os mais diferentes tipos de indústrias: química, farmacêutica, têxtil, alimentos e bebidas, papel e celulose dentre outras. E também traz exemplos práticos de aplicações, como em turbinas e controladores de umidade.
Para visitar o site, clique aqui.