Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco apresenta tecnologias para maior produtividade na perfuração de estaca raiz

Atlas Copco apresenta tecnologias para maior produtividade na perfuração de estaca raiz

2012-05-21

Nova linha de compressores de ar permite extrair maior produtividade de martelos DTH.

No SEFE7 - 1ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, os visitantes (e também expositores) irão conhecer de perto uma nova tendência em perfuração no Brasil.
 
Trata-se da nova linha de compressores portáteis da Atlas Copco, capazes de operar em até 28 bar, o que permite um grande aumento de produtividade em martelos DTH.
 
“Muitos martelos disponíveis no mercado conseguem operar nesta faixa de pressão, o que aumenta o número de batidas por minuto, permite mais metros perfurados em menos tempo e consequentemente um ganho maior para o prestador de serviço. Até pouco tempo atrás, era comum encontrar compressores de ar portáteis capazes de fornecer alimentação com uma pressão de até 14 bar apenas. Para quem trabalha com um martelo DTH que suporta 25 bar, é como ter uma Ferrari e andar a 80Km/h”. – explica Alexandro Consentino – gerente de produto da Atlas Copco.
 
Quanto mais rapidamente uma obra é terminada, menor o custo para o construtor, reduzindo despesas operacionais e de mão de obra.

Atlas Copco Energia Portatil 2012 - xrv_xrw1000
Os compressores portáteis disponíveis no Brasil até pouco tempo não eram projetados adequadamente para este processo, com vazão e pressão inferiores ao desejável.
É importante ressaltar que não basta somente uma pressão maior, mas sim uma relação vazão/pressão adequada para o martelo obter a máxima performance. É isso que os novos compressores de ar portáteis da Atlas Copco trazem.
 
Para termos uma idéia do que isso significa em termos práticos, recentemente a Atlas Copco realizou um teste numa obra no município de Barueri – SP. O tempo de perfuração foi reduzido de 106 dias para apenas 24 dias!
 
Outra grande inovação para o setor de geotecnia, é a tecnologia Dual Pressure ou Sistema Duplo de Faixa de Pressão desenvolvida pela Atlas Copco que permite a regulagem da pressão do equipamento de 16 para 25 bar.
 
Dependendo do DTH utilizado e das condições da rocha, a pressão máxima necessária pode variar, o sistema Dual Pressure é um destaque do compressor de ar portátil XRV1000, tornando-o o mais flexível da categoria. Com ele, o usuário combina consumo e performance conforme a necessidade, e a economia de combustível pode chegar a 15%.
 
As vantagens deste sistema se estendem também às perfurações com circulação reversa, onde a pressão necessária varia com a profundidade da estaca.

Portable Energy é uma divisão da área de negócios Construction Technique da Atlas Copco, que desenvolve, fabrica e comercializa compressores portáteis, boosters de alta pressão para ar comprimido e nitrogênio, geradores de energia portáteis e bombas de água submersíveis no mundo todo. Os produtos são oferecidos para uma grande variedade de setores, inclusive construção, mineração, petróleo e gás, e locação. A sede está localizada em Antuérpia, na Bélgica. As fábricas estão distribuídas por todo o mundo, principalmente na Bélgica, nos Estados Unidos, na Índia, no Brasil e na China.