Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco compra SCA e amplia mercados de atuação

Atlas Copco compra SCA e amplia mercados de atuação

2013-06-21

Mais uma aquisição do Grupo Atlas Copco

SCA Schucker - Hook Nozzle
A Atlas Copco possui uma estratégia clara e definida para estender seus negócios a novos mercados importantes do ramo industrial. Recentemente o Grupo deu mais um passo nesse sentido, assinando contrato de aquisição da SCA Schucker, fabricante alemã de equipamentos de aplicação de adesivos e selantes. Como reflexo imediato da nova administração, a empresa agora passa a atender somente como SCA.

A aquisição da SCA, que possui sede em Bretten, região sul da Alemanha, oferece à Atlas Copco uma oportunidade de se expandir em um segmento de mercado que cresce rapidamente a cada dia, principalmente na indústria automotiva. A nova aquisição complementa o portfólio de produtos da Atlas Copco, já que a SCA é uma referência de excelência em seu mercado de atuação, e ambas as companhias atuam com a mesma base de clientes no mundo. A SCA possui vendas próprias e operações no Brasil, e também Inglaterra, França, Espanha, EUA, México, Coréia, Japão e China.

Para Rodrigo Vicentini, gerente geral da SCA no Brasil, a aquisição oferece uma importante vantagem em matéria de novos modelos de montagem de produtos. “A SCA representa para a Atlas Copco a entrada em um mercado muito promissor e com muita sinergia. Com a necessidadecada vez maior de adaptação a legislações ambientais, a emissão de poluentes precisa ser diminuída, e surgem algumas tendências, como a redução de peso dos equipamentos, redução de desperdício de materiais e utilização de novos compostos”, diz Vicentini. “Nesse cenário, a utilização de adesivos industriais é uma dessas novas tecnologias. A aquisição da SCA permitiu ao Grupo Atlas Copco iniciar-se nessas tecnologias que até então eram inexploradas pelo Grupo”, afirma o executivo.

A SCA Alemanha está incluída dentro da área de negócios Industrial Technique da Atlas Copco, mais especificamente a Atlas Copco Tools e Assembly Systems Motor VehicleIndustry, a divisão especializada em tecnologia para o ramo automotivo da Atlas Copco - porém, a aquisição também oferece potencial de expansão em outros segmentos, como o aeroespacial, produtos de linha branca, equipamentos de energia solar e eólica.

Sobre a atuação da Atlas Copco na linha de montagem final de veículos, Vicentini dá um exemplo de como a sinergia entre SCA e Atlas Copco irá funcionar: “A SCA trabalha primordialmente nas linhas de armação e pintura. As células de montagem de vidros, painel de instrumentos, tetos solares, etc., poderão ser montados com uma solução SCA integrada com ar comprimido e ferramentas Atlas Copco”.

A SCA emprega aproximadamente 400 pessoas em 26 países, sendo uma empresa de aproximadamente 110 milhões de euros. Sua capacidade de produção é superior a 2.400 sistemas por ano, onde os principais elementos são:

- Controle de aplicação (sistema micro controlado para processo de controle dinâmico de aplicação de adesivos seladores, levando em consideração o fluxo-volume, controle de pressão na aplicação do adesivo ou selador, o que torna o desenvolvimento desse sistema uma solução de alto grau de sofisticação)

- Bombas e gabinetes de controle

- Sistemas dosadores

- Cabeçotes para aplicação

- Sistemas especiais e acessórios desenvolvidos de maneira customizada para aplicações específicas

SCA no Brasil

Falando mais especificamente do mercado brasileiro, segundo Rodrigo Vicentini existe uma crescente demanda de clientes à procura dos serviços da SCA, clientes que cogitam inclusive utilizar as linhas de financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos no Brasil, fazendo com que a matriz alemã estude a implementação de um sistema de produção parcial de equipamentos em solo tupiniquim.

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.
Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history