Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco forneceu ferramentas para fabricação do novo carro da equipe Poli Racing da USP

2014-10-22

Sexto carro da equipe, FP-06, foi lançado na universidade, com a presença de acadêmicos, professores e visitantes.

Atlas Copco Brazil - Poli Racing team - USP Brazil
Criada em 2008, a Equipe Poli Racing é a mais recente da Escola Politécnica e sua iniciativa partiu de alunos que tinham um sonho em comum: a construção de um carro fórmula. “Como a escola ainda não tinha nenhum representante na competição nacional de fórmula SAE, decidiu-se criar uma equipe que projetasse e construísse um carro do tipo fórmula especifico para essa competição”, explica Antonio Cesar Macedo de Souza, Chefe de chassis da equipe.

De acordo com ele, o principal diferencial deste projeto, em relação aos carros desenvolvidos anteriormente, é a redução de massa nos diversos subsistemas do carro e o estudo de alternativas e materiais para algumas peças. “Posso citar como exemplo o projeto de estrutura, que proporcionou uma redução de 22% na massa sem perder as características necessárias ao projeto”, exemplifica.

As ferramentas doadas pela Atlas Copco à equipe – um acessório tipo Hose Reel, uma lixadora orbital com aspiração LST e um conjunto de filtro - tiveram uso em diferentes etapas. “Usamos equipamentos da Atlas Copco na fabricação do modelo, do molde e do acabamento da carenagem” descreve Antonio. O projeto tem o ciclo de um ano e conta com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas. A primeira etapa, mais longa, é a do projeto, que leva em torno de seis meses. Em seguida vem a fabricação, que é executada em quatro meses, e finalmente os testes, que ocorrem durante os últimos dois meses.

Em 2013, a Equipe Poli Racing conquistou seu primeiro troféu na competição nacional de Fórmula SAE: Eficiência Energética, ao apresentar um protótipo de competição que realiza 10km/l. Com o 5º lugar geral, a equipe tem, até o momento, o melhor resultado de sua história. A Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que nasceu em 1978. A Poli Racing foi a primeira equipe do campus Butantã USP representada na competição, da qual continua comparecendo anualmente.

São componentes da equipe: Rafael Penas - Capitão e chefe de suspensão (3º ano - Mecânica); Antonio Cesar Macedo de Souza - Chefe de chassis (4º ano - Mecânica); André Pelisser - Chefe de powertrain (3º ano - Mecânica); Juliana Baumgarten - Chefe de marketing (2º ano - Computação); Andrei Ramalho - Chefe administrativo (3º ano - Mecatrônica); Gabriel Crabbé - Chefe de elétrica (3º ano - Elétrica); Alessandra Miyuki Morita; Daniel Augusto de S.M. Monteiro; Denis Eduardo Claudino de Azevedo; João Pedro Almeida Vianna; Mauro Leonardo S. Moura; Alan Machado; Christian Sayeg; Ethore de Barros Moura; Felipe Carpi Toassi Gonçalves; Felipe Inohira Ferreira; Felipe La Regina Matrangolo; Jorge Hissnauer Assef; Renato Keiti Umakoshi; Vitor Muniz; Victor Pacini; Victor Psota Luglio.

• Patricia Namba, Gerente de Comunicação, Industrial Technique
    +55 11 3478 6612

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2013, Atlas Copco teve um faturamento de 84 BSEK (BEUR 9.7) e mais de 40 000 empregados.

A Atlas Copco está no Brasil há 59 anos e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo. Saiba mais no site e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais: