Imprensa / Notícias da empresa local / Equipe Poli Racing da USP, que tem apoio da Atlas Copco Brasil, competiu com seu sétimo carro

2015-10-23

Equipe criada em 2008 é formada por alunos da Escola Politécnica e participa anualmente da Fórmula SAE, competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que nasceu em 1978. Os veículos são projetados, construídos e testados por alunos de universidades de todo o país. Em 2015, 39 instituições se inscreveram para a competição.

Atlas Copco Brazil - Poli racing
O veículo construído pela equipe Poli Rancing para a edição de 2015 Fórmula SAE foi apresentado ao público, na USP (Universidade de São Paulo), em setembro. “Gostaria de parabenizar os alunos que participaram desse projeto, eles construíram um carro e tem muito engenheiro formado que nunca vai conseguir fazer isso, a equipe se empenhou muito e agora veremos o resultado”, elogiou o professor responsável pelo projeto, Marcelo Alves.

De acordo com ele, a cada novo projeto, a equipe se supera em qualidade. Um novo sistema de transmissão, maior economia de combustível e confiabilidade nos subsistemas são características do FP07, com o qual a equipe participou da prova em Piracicaba, interior de São Paulo, em outubro. Eles chegaram em 5º lugar.

As ferramentas doadas pela Atlas Copco à equipe – um acessório tipo Hose Reel, uma lixadora orbital com aspiração LST e um conjunto de filtro - tiveram uso em diferentes etapas, em diferentes carros desenvolvidos pela Poli Racing. Essas ferramentas são usadas desde a fabricação do modelo, passando pelo molde, até o acabamento da carenagem.

Atlas Copco Brazil - Professor Marcelo Alves elogiou a equipe

Professor Marcelo Alves elogiou a equipe.

A primeira etapa, mais longa, é a do projeto, que leva em torno de seis meses. Em seguida vem a fabricação, que é executada em quatro meses, e finalmente os testes, que ocorrem durante os últimos dois meses.

Em 2013, a Equipe Poli Racing conquistou seu primeiro troféu na competição nacional de Fórmula SAE: Eficiência Energética, ao apresentar um protótipo de competição que realiza 10km/l. Com o 5º lugar geral, a equipe conquistou, naquela ocasião, o melhor resultado de sua história. Em 2014, a Poli Racing ficou em 11º lugar. “Tivemos alguns problemas na parte elétrica do carro, mas em 2015 pretendíamos estar entre os 5 primeiros e conseguimos atingir essa meta”, revela André Pelisser, Chefe de Powertrain e aluno do 4º ano de Engenharia Mecânica, que assumirá como Capitão da equipe logo após a competição deste ano. “Assim que acabou a competição, já começamos a trabalhar no carro para o ano seguinte, em outubro já começamos a trabalhar no projeto do FP08”, revela.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2014, Atlas Copco teve um faturamento de 94 BSEK (BEUR 10.3) e 44 000 empregados.

Em 2015, a Atlas Copco comemora 60 anos no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.
Saiba mais no site www.atlascopco.com.br e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais:
LinkedIN   - http://www.linkedin.com/company/atlas-copco-brasil
Facebook - https://www.facebook.com/AtlasCopcoBrasil