Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco desenvolve projeto de paletes retornáveis com participação dos funcionários

2013-01-21

A Atlas Copco é uma empresa que se baseia na filosofia de fazer sempre melhor e isso se reflete em todas as suas áreas. Recentemente, a empresa promoveu um concurso para instigar novas ideias no processo de reciclagem com foco na sustentabilidade.

O objetivo foi a apresentação de propostas para descartar de maneira mais inteligente, mais eficiente e menos agressiva ao meio ambiente os materiais provenientes das embalagens que envolviam os componentes de compressores e grupos de geradores – visto que estas exigiam um complexo processo de reciclagem.

A partir disso, foi proposto um projeto de “reengenharia” das embalagens dos motores diesel, substituindo as de madeira, até então utilizadas, por dispositivos retornáveis de metal, gerando economia de mão de obra para desembalar, limpar e desmontar antes do descarte com uma empresa especializada.

Atlas Copco Brasil - paletes retornáveis
O concurso de ideias também gerou uma proposta de replanejamento da logística de movimentação, segregação e descarte dos materiais recicláveis. O projeto de replanejamento logístico trouxe ganhos significativos tanto de eficiência operacional como de receita, uma vez que todos os materiais descartados hoje são vendidos, ao contrário do que acontecia antes, quando a empresa pagava pelo descarte. Além disso, a remodelagem e reposicionamento da área de descarte de reciclados possibilitou a liberação de um novo espaço de movimentação de caminhões, o que trouxe ainda mais segurança às operações do recebimento. Em suma, o projeto que era de cunho ecológico gerou ainda outros benefícios, a princípio não previstos.

“Acredito que com estas iniciativas salvamos muitas árvores no processo. A implementação feita este ano foi um sucesso e o investimento terá um retorno bastante rápido” – comemora Vanderlei Santos, gerente da Companhia de Produtos da Atlas Copco, área que adotou a iniciativa.
As ideias dos projetos foram sugeridas por Walter Simões e Janaína Jacinto (paletes retornáveis) e Rafael Santucci (logística de descartes), funcionários da empresa. “As pessoas, quando estão comprometidas com o negócio, sempre querem participar e dar ideias. Cabe a nós, gestores, promover atividades para que todos participem do nosso dia a dia, em busca de soluções para maior produtividade, eficiência, sustentabilidade, conforto, evolução e reconhecimento do indivíduo”, destacou Vanderlei.

A área de negócios da Atlas Copco Compressor Technique fornece compressores industriais, compressores de gás e processos, expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Tem uma rede global de serviços e oferece também serviços de locação especializada. Compressor Technique inova para a produtividade sustentável na manufatura, óleo e gás e indústrias de processos. As principais unidades de desenvolvimento de produtos e fabricação encontram-se na Bélgica, Alemanha, EUA, China e Índia.