Imprensa / Notícias da empresa local / Mecânica 2012: integração entre sustentabilidade e produtividade é a grande tendência

2012-04-17

A Atlas Copco apresentará tecnologias que ajudam o futuro do planeta e que também trazem resultados imediatos para a indústria.

VSD chart.jpg
A Atlas Copco adotou como tema principal de sua comunicação global o slogan “Sustainable Productivity” (Produtividade Sustentável) e trará para o evento vários exemplos de como isso pode ser colocado em prática no Brasil.

Um dos principais destaques está nos compressores de parafuso com tecnologia VSD (Variable Speed Drive). Esta tecnologia racionaliza o consumo da energia elétrica, o que é bom para o meio ambiente, mas também altamente produtivo.

Na hora de adquirir um compressor de ar, a maioria das indústrias ainda se concentra no custo inicial de aquisição, esquecendo-se de que ele representa apenas 10% em média do custo total que o equipamento terá.

Quem visitar o estande da Atlas Copco na feira, poderá, além de ver de perto um dos modelos de compressor de ar mais utilizados pela indústria, o Atlas Copco GA 90 VSD (125 HP), também poderá utilizar um exclusivo simulador de economia, onde o interessado insere os dados de seus compressores atuais e vê na hora o quanto pode ganhar com a troca pela tecnologia VSD.

Já para empresas que necessitam de compressores de menor porte ou que possuam uma demanda constante de ar, a Atlas Copco apresentará sua linha GX, através dos compressores de ar GX-2 (3 HP) e GX-11 (15 HP). Apesar de não possuírem o princípio VSD, estes compressores de parafuso também apresentam uma grande economia ao longo do seu ciclo de vida, em especial se comparados a compressores de pistão, que ainda podem ser encontrados nas faixas de 5 a 30 HP, apesar de sua crescente obsolescência. E como esta economia é atingida através de um consumo menor de insumos e energia elétrica, o impacto ambiental também é positivo.

Além de compressores de ar voltados à produtividade sustentável, a Atlas Copco também apresenta uma série de acessórios que minimizam a geração de resíduos pela operação de ar comprimido.

Secadores de ar

As principais tecnologias para secadores estarão representadas no estande da Atlas Copco, para diferentes tipos de aplicações. O ar seco é essencial para preservar a integridade e eficiência da rede de ar comprimido e os equipamentos que são alimentados. Como conseqüência as instalações consomem menos energia e geram menos descartes, o que, conforme a proposta da Atlas Copco, une a produtividade à sustentabilidade.

Nitrogênio para geração própria (on site)

gerador de nitrogênio
A Atlas Copco está entre os poucos fabricantes que fornecem um sistema de geração de nitrogênio para que a indústria produza seu próprio gás. O gerador NG de nitrogênio oferece suprimento confiável, econômico e local de nitrogênio, com até 99,999% de pureza. Como resultado, reduz-se as emissões de CO2 originadas pelo transporte de tanques de nitrogênio do fornecedor para o consumidor, além do que a tecnologia de geração de nitrogênio da Atlas Copco é de alta eficiência energética.

Sopradores de ar com tecnologia de parafuso

soprador ZS
A tecnologia de parafuso para baixa pressão inaugurou uma nova era para os sopradores, tornando a arquitetura anterior, baseada em lóbulo obsoleta.
A economia de até 40% de energia, aliada a uma maior vida útil, tamanho compacto e instalação simplificada são fatores que tornam esta nova geração de sopradores incomparável em termos de produtividade
No estande da Atlas Copco, será apresentado o modelo ZS 18, apenas um exemplo de uma vasta gama de soluções para diferentes pressões e vazões, entre modelos disponíveis para pronta entrega e outros que podem ser importados sob encomenda.

Compressores de ar Classe Zero

Outro excelente exemplo de como é possível conciliar o que é melhor para a indústria com o que é melhor para o meio-ambiente, são os compressores isentos de óleo Classe Zero.
A contaminação do ar por óleo é totalmente inaceitável para uma empresa sustentável, assim como pode trazer sérios problemas de qualidade de produto, como nas indústrias de alimentos e de eletrônicos por exemplo.

Somente a certificação Classe Zero pela norma ISO 8573-1 garante um ar 100% livre de contaminação.

Na feira da Mecânica 2012, a Atlas Copco apresentará o compressor de parafuso isento de óleo ZR 90, como representante de sua linha com certificação ISO 8573-1 Classe Zero.

Unidade de recuperação de energia

As unidades de controle de recuperação de energia da Atlas Copco transferem a energia recuperada da água de resfriamento de compressores de ar isentos de óleo para processos industriais. A unidade de controle é instalada entre o compressor e o seu circuito de resfriamento e aquecimento. O projeto garante a integração fácil e perfeita dos sistemas de recuperação de energia em uma ampla variedade de aplicações diferentes.

Aguardamos você na feira da Mecânica 2012!

Rua K, número 50

Leia mais sobre as tecnologias em destaque na Feira da Mecânica no BlogAR (www.blogar.ind.br).