Imprensa / Notícias da empresa local / Inovação que transformou um setor: o rompedor hidráulico faz 50 anos

Inovação que transformou um setor: o rompedor hidráulico faz 50 anos

2013-10-02

Este mês, a Atlas Copco Construction Tools, em Essen, na Alemanha, comemora o 50º aniversário da introdução do rompedor hidráulico. Uma ideia inovadora que originou-se na cidade alemã de Essen há meio século transformou os setores de construção e mineração e é agora um padrão mundial.

A Krupp Berco Bautechnik, adquirida pela Atlas Copco em 2002, desenvolveu o rompedor hidráulico na perfuratriz e obteve uma patente em 1963. A primeira máquina, o HM 400, atraiu enorme interesse na feira de Hannover em 1967 e mais de 2.000 unidades foram vendidas.

Economizando tempo e mão-de-obra

O primeiro rompedor hidráulico na perfuratriz do mundo: HM 400

O objetivo era economizar tempo e mão-de-obra em operações de demolição e mineração onde, naquela época, as ferramentas pneumáticas eram amplamente usadas, e um novo conceito foi extremamente bem-sucedido. Isso significava que uma pessoa operando um rompedor hidráulico na perfuratriz poderia fazer a mesma quantidade de trabalho que diversos operadores com ferramentas pneumáticas.

Esta inovação foi o princípio de uma grande transformação nos setores de construção e mineração. Hoje em dia, os rompedores hidráulicos são largamente usados e dezenas de fabricantes ao redor do globo produzem máquinas deste tipo com diferentes marcas. Dezenas de milhares de máquinas são vendidas ao redor do mundo todos os anos.

Inovação – um valor central da Atlas Copco

Atlas Copco HB 4100: hoje em dia, os rompedores hidráulicos são usados em todo o mundo

Gordon Hambach, Gerente da Linha de Produtos para Power Demolition Tools, Atlas Copco Construction Tools: “Acreditamos que sempre existe uma forma melhor de fazer as coisas. Este espírito inovador é uma parte essencial da identidade da Atlas Copco, uma parte essencial de nossa forma de realizar negócios. Ele também é a força motriz que fez com que nos tornássemos líder em nosso setor. A inovação é o principal motivador para a lucratividade e crescimento no longo prazo.”

Para obter mais informações, entre em contato com:A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A Atlas Copco Construction Tools é uma divisão da área de negócios Construction Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos de perfuração de petróleo, pneumáticos e hidráulicos para demolição, reciclagem, compactação, perfuração de rochas e aplicação de concreto. Os produtos são comercializados e vendidos sob diversas marcas por meio de uma organização mundial de serviço e de vendas. A divisão tem sede em Essen, na Alemanha, com unidades de produção na Europa, na África e na Ásia.