Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco leva à Fenasan soprador 30% mais eficiente

Atlas Copco leva à Fenasan soprador 30% mais eficiente

2015-05-20

O soprador parafuso ZS, isento de óleo e com a tecnologia VSD (Variable Speed Drive – Acionamento de Velocidade Variável), preparado para trabalhar com inversor, proporcionou economia de energia superior ao esperado em todas as empresas que adquiriram o equipamento no Brasil.

ZS 37  VSD

Soprador ZS da Atlas Copco.

A Atlas Copco participará da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento Ambiental – 2015, promovida anualmente pela AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo – SP. O tema central do evento, que está em sua 26ª edição, será “A crise da água e suas consequências no sec XXI”.

No estande da empresa, o soprador parafuso ZS poderá ser conferido de perto pelos visitanes. Este equipamento é o único do mercado com variação de vazão superior a 60% e proporciona economia de energia de aproximadamente 30%, ao utilizar a energia conforme a necessidade de aeração, evitando desperdício e reduzindo o impacto ambiental do tratamento de água e efluentes. “A economia proporcionada pelo soprador parafuso ZS superou as expectativas de todos os clientes, hoje são mais de 250 unidades vendidas no Mercado Brasileiro”, afirma Ricardo Brandão, Gerente de Produto na Atlas Copco Brasil.

Indústrias que usam sopradores de ar para seus processos se beneficiam da eficiência energética dos sopradores de ar rotativos de parafuso, especialmente aquelas que operam estações de tratamento de águas residuais, onde sopradores de ar utilizados para aeração geralmente representam até 70 por cento do total dos custos de energia elétrica.

“Temos em nosso portfolio todas as tecnologias de compressão - parafuso, centrifugos, lóbulo, etc - e conseguimos, analisando a necessidade do cliente, escolher a melhor e mais eficiente tecnologia para aquela aplicação”, completa Ricardo Brandão.

No processo de tratamento, milhões de bactérias se alimentam de resíduos orgânicos, quebrando-se em dióxido de carbono, gás de azoto e água e, porque as bactérias necessitam de oxigênio, é necessário que uma grande quantidade de ar seja soprada para dentro dos tanques de aeração.

A linha de sopradores ZS da Atlas Copco também é isenta de óleo. Os sopradores que fazem parte dessa linha apresentam, em média, 30% mais eficiência de energia, quando comparados aos sopradores de ar convencionais, do tipo lóbulo. E os sopradores ainda contam com a tecnologia VSD da Atlas Copco, que acaba de completar 20 anos e já proporcionou economia de 4 bilhões de kWh para seus clientes, usuários de compressores e sopradores da marca em todo o mundo.

Saiba mais sobre o evento no site oficial: Fenasan.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2014, Atlas Copco teve um faturamento de 94 BSEK (BEUR 10.3) e 44 000 empregados.

Em 2015, a Atlas Copco comemora 60 anos no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.

Saiba mais no site e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais: