Imprensa / Notícias da empresa local / Confira as novidades da Atlas Copco para a Feimafe 2013

Confira as novidades da Atlas Copco para a Feimafe 2013

2013-04-12

Integração entre sustentabilidade e produtividade é a pauta do momento no setor industrial, e a Atlas Copco apresentará na feira como isso é possível.

GA 45 VSD FF GA 90 VSD FF group
Participante da Feimafe 2013 (14ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramentas e Sistemas Integrados de Manufatura), que ocorre de 3 a 8 de junho no Anhembi, a  Atlas Copco irá apresentar na feira tecnologias que ajudam o futuro do planeta e que também trazem resultados imediatos para a indústria.
A companhia, que adota o slogan “sustainable productivity” há anos ao redor do mundo, trará para o evento vários exemplos de como isso pode ser colocado em prática no Brasil.
Um dos principais destaques está nos compressores de parafuso com tecnologia VSD (Variable Speed Drive). Esta tecnologia racionaliza o consumo da energia elétrica, o que é bom para o meio ambiente, mas também altamente produtivo. Na hora de adquirir um compressor de ar, a maioria das indústrias ainda se concentra no custo inicial de aquisição, esquecendo-se de que ele representa apenas 10% em média do custo total que o equipamento terá.
Quem visitar o estande da Atlas Copco na feira poderá, além de ver de perto um dos modelos de compressor de ar mais utilizados pela indústria (o Atlas Copco GA 90 VSD, de 125 HP), também poderá utilizar um exclusivo simulador de economia, onde o interessado insere os dados de seus compressores atuais e vê na hora o quanto pode ganhar com a troca pela tecnologia VSD.
Já para empresas que necessitam de compressores de menor porte ou que possuam uma demanda constante de ar, a Atlas Copco apresentará sua linha GX, através dos compressores de ar GX-2 (3 HP) e GX-11 (15 HP). Apesar de não possuírem o princípio VSD, estes compressores de parafuso também apresentam uma grande economia ao longo do seu ciclo de vida, em especial se comparados a compressores de pistão, que ainda podem ser encontrados nas faixas de 5 a 30 HP, apesar de sua crescente obsolescência. E como esta economia é atingida através de um consumo menor de insumos e energia elétrica, o impacto ambiental também é positivo.

Outras novidades

Além de compressores de ar voltados à produtividade sustentável, a Atlas Copco também apresenta uma série de acessórios que minimizam a geração de resíduos pela operação de ar comprimido. Em seu estande, as tecnologias em destaque são:

Secadores:
As principais tecnologias para secadores estarão representadas no estande da Atlas Copco, para diferentes tipos de aplicações. O ar seco é essencial para preservar a integridade e eficiência da rede de ar comprimido e os equipamentos que são alimentados. Como conseqüência as instalações consomem menos energia e geram menos descartes, o que, conforme a proposta da Atlas Copco, une a produtividade à sustentabilidade.

Nitrogênio para geração própria (on site):
A Atlas Copco está entre os poucos fabricantes que fornecem um sistema de geração de nitrogênio para que a indústria produza seu próprio gás. O gerador NG de nitrogênio oferece suprimento confiável, econômico e local de nitrogênio, com até 99,999% de pureza. Como resultado, reduz-se as emissões de CO2 originadas pelo transporte de tanques de nitrogênio do fornecedor para o consumidor, além do que a tecnologia de geração de nitrogênio da Atlas Copco é de alta eficiência energética.

Sopradores com tecnologia de parafuso:
A tecnologia de parafuso para baixa pressão inaugurou uma nova era para os sopradores, tornando a arquitetura anterior, baseada em lóbulo obsoleta.
A economia de até 40% de energia, aliada a uma maior vida útil, tamanho compacto e instalação simplificada são fatores que tornam esta nova geração de sopradores incomparável em termos de produtividade
No estande da Atlas Copco, será apresentado o modelo ZS 18, apenas um exemplo de uma vasta gama de soluções para diferentes pressões e vazões, entre modelos disponíveis para pronta entrega e outros que podem ser importados sob encomenda.

Compressores de ar Classe Zero:
Outro excelente exemplo de como é possível conciliar o que é melhor para a indústria com o que é melhor para o meio-ambiente, são os compressores isentos de óleo Classe Zero.
A contaminação do ar por óleo é totalmente inaceitável para uma empresa sustentável, assim como pode trazer sérios problemas de qualidade de produto, como nas indústrias de alimentos e de eletrônicos por exemplo.

Somente a certificação Classe Zero pela norma ISO 8573-1 garante um ar 100% livre de contaminação.

Unidade de recuperação de energia:
As unidades de controle de recuperação de energia da Atlas Copco transferem a energia recuperada da água de resfriamento de compressores de ar isentos de óleo para processos industriais. A unidade de controle é instalada entre o compressor e o seu circuito de resfriamento e aquecimento. O projeto garante a integração fácil e perfeita dos sistemas de recuperação de energia em uma ampla variedade de aplicações diferentes.
Com ela é possível também regular a pressão e a temperatura da água de resfriamento do compressor, mantendo o sistema de ar comprimido em condições ideais de trabalho.
Os compressores operam independentemente de seu processo externo de aquecimento.
Até quatro compressores ZR podem ser conectados a uma unidade de controle de recuperação de energia. A configuração padrão pode ser estendida com o uso de uma grande quantidade de opções específicas para a aplicação.

Outras soluções alinhadas ao conceito de produtividade sustentável

Energy Saver (sistema para monitorar, sequenciar, reduzir a banda de pressão e o consumo de energia elétrica em instalações de até 6 compressores (ES6i)

Separadores de ar/óleo OSC 35

Bomba de vácuo

Filtros de ar coalescentes e de carvão ativado

AIRnet (sistema de tubulação de ar comprimido de montagem rápida, que proporciona uma queda de pressão mínima e o mais baixo custo de instalação, indo desde o compressor até o ponto de uso.)

Dreno eletrônico com sensor de nivel para condensados (EWD)

Aguardamos você na Feimafe 2013!

Informações:
Feimafe 2013
Data: de 3 a 8 de junho
Local: Pavilhão de exposições do Anhembi
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábado das 9h às 17h
Estande Atlas Copco: L70

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.

Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history