Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Notícias da empresa local / Alunos da Faculdade de Tecnologia de Osasco visitam sede da Atlas Copco

Alunos da Faculdade de Tecnologia de Osasco visitam sede da Atlas Copco

2013-05-24

No último dia 10 de maio, a Atlas Copco recebeu em sua sede, em Barueri, a visita de estudantes do curso de automação industrial da Faculdade de Tecnologia de Osasco (Fatec). Os estudantes assistiram a apresentações sobre a empresa, carreira e produtos e logo em seguida puderam conhecer a fábrica.

Atlas Copco Brasil - estudantes Fatec
Abrindo a série de palestras, Flávia Carvalho, analista de recursos humano da Atlas Copco, apresentou brevemente a história da empresa, o ciclo de carreira e os processos de recrutamento. “O fortalecimento da marca junto aos estudantes da área técnica (engenharia e tecnologia) é de fundamental importância, pois futuramente serão os profissionais que buscaremos para ocupar novas posições no Grupo”, explica Flávia.
Em sua apresentação, Flávia lembrou que o programa de estágio é uma das principais fontes de recrutamento da companhia, destacando que 33% dos atuais gerentes da Atlas Copco são ex-estagiários. Símbolo da eficácia desse sistema de recrutamento, o gerente de produto Alexandro Consentino, foi chamado para falar com os alunos, contar um pouco sua história e, quem sabe, inspirá-los.
Egresso da Fatec, onde cursou engenharia, Sandro, como é conhecido, foi contratado como estagiário pela Atlas Copco em 1999, e atualmente é gerente de produto na área de compressores. “A companhia costuma contratar estagiários que posteriormente são efetivados e seguem carreira. Este foi o meu caso e o de muitos outros funcionários”, diz Sandro. “Mas, além disso, estamos estreitando o relacionamento com futuros clientes, pois estes estudantes ocuparão cargos técnicos em empresas que buscam fornecedores”, finaliza.

Para os professores que estavam presentes acompanhando seus alunos, esse tipo de aproximação é essencial. “Este tipo de atividade complementa a formação do perfil profissional do aluno e aproxima a escola do mundo do trabalho", afirmou o professor Wilson Fernandes. Para Ronaldo Ruas, coordenador do curso de automação industrial da Fatec Osasco, o contato dos estudantes com o dia a dia de uma empresa traz ao aluno uma visão real sobre o seu curso e sua profissão. “É importante que os estudantes saibam da qualidade de seus equipamentos para que em um futuro próximo eles possam contar com estas tecnologias em suas empresas”, afirma Ruas. “Saber diferenciar os produtos de qualidade pode ser fundamental em seus projetos e para suas atividades futuras”, finaliza o professor.
Após as apresentações, os estudantes puderam conhecer a fábrica de compressores. “Chama a atenção o senso de organização dentro da empresa. Eu, que estou acostumado a trabalhar em linha de produção, fico admirado com a calma que os processos são feitos aqui. É bem tranquilo, e isso influencia bastante na qualidade do produto”, afirma Lucas Amorim Pereira, de 18 anos, um dos alunos visitantes.
Já para o estudante Werley Godinho, de 33 anos, o que mais lhe agradou na Atlas Copco foi o ciclo de carreira da companhia. “Existem oportunidades e só depende de você para crescer, isso é muito importante”, disse. Citando característica semelhante, a estudante Ana Carolina de Souza, única garota presente na visita, achou interessante a flexibilidade que o funcionário encontra para crescer dentro do grupo. “Você pode obter crescimento dentro da empresa não só em sua área específica de atuação, mas conta com outras opções”, disse a estudante, lembrando de exemplos destacados nas apresentações, como de funcionários que começaram no desenvolvimento de produtos e acabaram no marketing. “Foi bacana constatar a importância que é dada aos funcionários, o preparo, tudo o que foi tratado a esse respeito me despertou uma vontade ainda maior de fazer parte dessa equipe”, concluiu Ana.  

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.

Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history