Imprensa / Notícias da empresa local / Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Atlas Copco divulga iniciativas da empresa em prol do meio ambiente no Brasil

2016-06-08

Diferentes iniciativas da Atlas Copco Brasil contribuem para o meio ambiente. Entre elas, algumas ações contribuem para o uso inteligente da água, sua preservação e o acesso a ela em locais e situações de escassez. Assim como outras unidades da multinacional sueca em todo o mundo, também no Brasil a empresa participa de projetos e desenvolve soluções em prol da preservação e do uso inteligente desse recurso natural.

Atlas Copco Brazil - Dia mundial meio ambiente
Neste domingo, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na Atlas Copco, a preocupação com os recursos começa nas próprias plantas e chega até os clientes da empresa, em equipamentos e soluções cada vez mais eficientes.

A economia e o uso racional da água começam em casa. Na planta da Atlas Copco Compressor Technique, em Barueri-SP, os mictórios de todos os sanitários masculinos não utilizam água. Equipados com uma tecnologia suíça, eles possibilitam economia de água equivalente a 2m3 por unidade, de acordo com os primeiros testes realizados na empresa.

Já na área de negócios Mining and Rock Excavation Technique, a Atlas Copco Brasil participa de um projeto, em parceria com outros fabricantes, que está percorrendo o país e perfurando poços em locais de difícil acesso à água potável.

Os equipamentos da Atlas Copco, atrelados aos veículos MAN e VW, são capazes de perfurar a casa dos 600 metros abaixo do solo e alcançar poços até então indisponíveis ao abastecimento de água da população. Em um momento em que a crise hídrica se agrava, o projeto tem potencial para viabilizar o abastecimento de água potável em diferentes regiões do país.

No município de Barueri, cidade em que a Atlas Copco possui duas plantas, a empresa patrocinou as cartilhas “Águas de Barueri” e “Florestas de Barueri”, que fazem parte do projeto “Riquezas da Mata Atlântica: Águas e Florestas de Barueri”.

A exemplo dessas iniciativas, em nível mundial, a Atlas Copco realiza projetos de acesso à água através de sua organização “Water for all”, que há mais de 30 anos promove o acesso a esse bem necessário à vida em regiões remotas de todo o mundo.

No que diz respeito à fabricação de equipamentos, compressores da Atlas Copco Compressor Technique possibilitam o reaproveitamento do condensado gerado no processo como água de reuso. O uso dessa água para limpeza em áreas industriais, por exemplo, contribui para que os clientes da Atlas Copco reduzam seu consumo de água e, consequentemente, seus impactos no meio ambiente.

Esses são apenas alguns exemplos de como a Atlas Copco trabalha, constantemente, em busca da produtividade sustentável. No Brasil e no mundo.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2015, Atlas Copco teve um faturamento de 102 BSEK (BEUR 10.9) e mais de 43 000 empregados.

A Atlas Copco completou, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.
Saiba mais no site www.atlascopco.com.br e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais:
LinkedIN   - http://www.linkedin.com/company/atlas-copco-brasil
Facebook - https://www.facebook.com/AtlasCopcoBrasil