Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco Compressor Technique otimiza entrega de peças e reduz impacto ambiental com implantação do Milk run

2015-02-16

É cada vez mais perceptível na sede da Atlas Copco na Alameda Araguaia, em Barueri-SP, a diminuição do número de caminhões em frente à empresa e transitando nela, aguardando para entregar peças.

Atlas Copco Brazil - milkrun
De acordo com Rodolfo Reimberg, Gerente de Compras da empresa, a adoção do processo conhecido como Milk run é a explicação para a mudança. Foi em 2012 que teve início a implantação do Milk run na Atlas Copco.  “Antigamente, todos os fornecedores entregavam os componentes na empresa e tínhamos até congestionamento de caminhões”, revela. “Era comum que alguns deles chegassem por volta de 7h e permanecessem na empresa até o meio da tarde”, lembra.

O Milk run é um processo de reabastecimento em que, ao invés dos fornecedores levarem as peças até a empresa, é a compradora que busca esses componentes diretamente nos seus fabricantes. “Ganhamos em segurança, por haver menos caminhões, operadores e carregadores circulando na empresa”, aponta Rodolfo, lembrando que a restrição de horário para circulação de caminhões na região em que a empresa está instalada também contribuiu para a adoção do sistema.

Além de ser mais seguro, o Milk run possibilita maior eficiência, ao permitir que a própria Atlas Copco determine o horário em que as peças devem chegar à empresa. Isso evita, por exemplo, que entregadores percam horas aguardando na fila, esperando a formalização do recebimento. “Com isso também conseguimos agilizar o recebimento, concentramos os trâmites em um só caminhão”.

O impacto ambiental também é reduzido sensivelmente, devido à redução na emissão de CO2 durante o processo. “Ao invés de cada fornecedor enviar um caminhão com as peças para a empresa, somos nós que as recolhemos, otimizando o uso dos caminhões e contando com um fornecedor especializado em transporte para realizar a coleta, o que também possibilita outras vantagens, como a possibilidade de rastreamento das cargas”, conta.

Atualmente, aproximadamente 60% de tudo o que é comprado pela Atlas Copco Compressor Technique chega à empresa através do Milk run. “Nossa intenção é continuar ampliando o máximo possível”, planeja Rodolfo, lembrando que na matriz da divisão, na Bélgica, 100% das entregas já ocorrem dessa forma.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2013, Atlas Copco teve um faturamento de 84 BSEK (BEUR 9.7) e mais de 40 000 empregados. Saiba mais

Em 2015, a Atlas Copco comemora 60 anos no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo. Acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais: