Imprensa / Notícias da empresa local / Confira as novidades da Atlas Copco para a Fenasan 2013

Confira as novidades da Atlas Copco para a Fenasan 2013

2013-03-20

Com participação confirmada na Fenasan 2013 (24ª Feira Nacional de Saneamento Básico), que ocorre de 30 de julho a 1° de agosto desse ano no Expo Center Norte, a  Atlas Copco apresentará ao público tecnologias inovadoras, que garantem economia e práticas sustentáveis nos processos de saneamento.

Sopradores de ar ZS+ VSD

ZS22plusVSD_pack_R_out.tif
A primeira delas certamente é a nova tecnologia de sopradores, com sistema de parafuso, que garante maior eficiência energética em estações de tratamento de efluentes (ETEs). Afinal, de acordo com testes feitos com os equipamentos levando em consideração níveis de pressão durante o trabalho, 21% da conta de energia de uma instalação industrial pode ser por conta do soprador de ar. Em comparação com o desempenho da antiga tecnologia de lóbulo, que ainda usa design do século retrasado, a economia pode ser de até 30%.

Dessa forma, a aplicação da tecnologia de parafuso dos sopradores de ar ZS+ VSD da Atlas Copco representa uma melhoria direta no meio ambiente, já que indústrias do mundo inteiro gastarão menos energia.

Além disso, os sopradores de ar da Atlas Copco possuem design que permite trabalhar com tanques mais profundos, essenciais para projetos em circunstâncias especiais, tais como: 1) há pouco espaço horizontal disponível, obrigando aumentar a altura do tanque; 2) a tarefa exige grande necessidade de oxigenação dos efluentes, como nos casos de carga orgânica que demandam oxigenação intensa para o processo de decomposição; 3) possibilidade de redução de custos na obra, pois um tanque estreito e profundo muitas vezes representa custo de construção menor que os largos dependendo do projeto.

Novo controlador central ES 16

ES 16
Outro importante destaque da Atlas Copco na Fenasan 2013 é o controlador ES 16, que pode ser ligado a até 16 compressores. O Atlas Copco ES 16 oferece aos usuários de ar comprimido um ponto de controle único para toda a rede de ar comprimido, capturando e processando informações provenientes de compressores, secadores e outros equipamentos. O resultado é uma rede confiável e eficiente, que ajuda a economizar, em média, 10% do consumo de energia.

Henrique Triboni, Gerente de Negócios Oil Free da Atlas Copco, comentou sobre a economia de energia e benefícios do novo controlador ES 16. “Os clientes querem reduzir continuamente os custos de produção sem comprometer a disponibilidade de ar comprimido. Além disso, a consciência ambiental convida as instalações industriais a limitar as emissões de CO², reduzindo seu consumo de energia. Mesmo as máquinas mais eficientes podem render melhor com a gestão dos controladores centrais da Atlas Copco”.

Os compressores e secadores são ligados ao controlador de ES 16 por meio de uma rede. Sensores instalados nos equipamentos de ar comprimido captam e enviam informações que são armazenadas por um período de até uma semana. Isso permite aos usuários verem gráficos e tendências para análise na própria interface do controlador. Caso desejem ver os dados de um período mais longo, os mesmos também podem ser consultados através de um aplicativo que pode ser acessado via internet.

O Atlas Copco ES 16 regula a pressão do ar comprimido para as diferentes máquinas da rede e otimiza seus pontos de operação. Além disso, ele ajuda a manter a pressão no nível mais baixo possível, a fim de obter economias adicionais de energia. Por exemplo: a redução da pressão em um bar não só reduz o consumo de energia em 7%, mas também os vazamentos de ar em 13%. Para compressores equipados com acionamento de velocidade variável, também conhecido como VSD (Variable Speed Drive), a economia pode chegar a 10%.

Como opção, o Atlas Copco ES 16 oferece também maior controle de acessórios, como bombas, válvulas e outros. Permite até seis entradas analógicas para integração de medidores de vazão e de ponto de orvalho para ajudar a assegurar um ar de qualidade elevada, com eficiência e confiabilidade.

• Andrea Costa, Coordenadora de Produto
    Telefone : 11 3478.8700
    E-mail: andrea.costa@br.atlascopco.com

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.

Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor”