Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Notícias da empresa local / Confira as novidades da Atlas Copco para a Exposibram 2013

Confira as novidades da Atlas Copco para a Exposibram 2013

2013-08-30

Com participação confirmada na 15ª edição da Exposibram (Exposição Internacional de Mineração), que ocorrerá de 23 a 26 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Atlas Copco apresentará ao público tecnologias inovadoras para o mercado de mineração e escavação de rocha.

Boltec S

Boltec S
Confira abaixo os lançamentos da Atlas Copco nessa que é a maior feira de mineração da América Latina:
O Boltec S é um novo equipamento compacto para atirantamento em túneis e galerias de pequeno a médio porte. Totalmente mecanizado, o Boltec S pode operar em galerias de 2,8 a 7,5 metros de altura.
"Com este lançamento, a Atlas Copco preenche uma lacuna no mercado em termos de equipamentos para atirantamento totalmente mecanizado em galerias de seção reduzida”, afirma David Shellhammer, presidente da divisão underground Rock Excavation da Atlas Copco. “Estamos felizes por podermos oferecer um equipamento para atirantamento que caiba nos menores túneis e minas. Ninguém jamais deveria ter de trabalhar sob um solo sem sustentação, e com este equipamento, será possível eliminar a operação manual que, em muitos casos, era a única opção neste segmento”.“A baixa altura de operação deve-se ao comprimento do espaço e altura da cabine”, explica Paul A O’Neill, Gerente de Produtos da Atlas Copco. “O Boltec S tem comprimento morto de apenas 1,1 metro, o melhor em sua categoria.”

kO Boltec S pode ser equipado com a nova perfuratriz COP 1435 de 14 kW, obtendo perfuração até 30% mais rápida do que a mais leve COP 1132 de 11 kW. Ao mesmo tempo, ambas as perfuratrizes são feitas das mesmas peças pequenas, proporcionando o máximo de espaço para a instalação de parafusos mais longos.

Outro recurso é um novo painel do operador com apenas dois joysticks multifuncionais que controlam toda a operação, desde a perfuração até o atirantamento. Um novo sistema de direção de injeção de resina, que também é controlado pelo painel do operador, torna o carregamento de cartuchos de resina para dentro do furo pré-perfurado muito mais fácil, pois não é necessário mover toda a unidade de atirantamento.

A unidade de atirantamento é montada voltada para a frente. Isso facilita a instalação de tirantes em ambos os cantos esquerdo e direito e também permite o aparafusamento de frente quando necessário. O carretel de tirantes pode ser carregado em posição vertical, proporcionando recarregamento muito mais rápido e um ambiente de trabalho melhor para o operador.

Novo sistema de ventilação SWEDVENT

Já o outro lançamento da Atlas Copco na Exposibram trata-se de uma tecnologia inovadora para ventilação em túneis. A empresa SWEDVENT foi uma das pioneiras na implementação de novo design para ventiladores destinados a túneis, alterando o desenho das pás de ventilação e permitindo que um motor de menor potência tivesse a mesma vazão e pressão que sistemas mais dispendiosos em termos de energia.No Brasil, algumas construtoras chegaram a importar estes novos sistemas, e graças à Atlas Copco isso não será mais necessário. Isso porque a companhia sueca adquiriu recentemente a conterrânea SWEDVENT, e agora disponibiliza estes sistemas em solo brasileiro

Deste modo, o dimensionamento, instalação e manutenção destas tecnologias ficam muito mais fáceis e viáveis. Além disso, a Atlas Copco também fez uma parceria com a PROVENT, uma empresa nacional especializada em projetos de sistema de ventilação. A Atlas Copco em conjunto com seus parceiros oferece total assessoria no dimensionamento dos sistemas e cálculo das economias possíveis, que podem chegar a até 50%. O fabricante sueco oferece ferramentas precisas de dimensionamento, que permitem o cálculo exato do custo/hora de operação de cada sistema de ventilação. Dessa forma, é possível afirmar que, além da eficiência e economia de energia, a redução de custos se dá também no nível da manutenção.

Atlas Copco Fluids

Fornecedora de equipamentos para mineração desde sua fundação, há 140 anos, a Atlas Copco também lançará na feira uma linha completa de fluídos para máquinas do setor de mineração. Em parceria com a Petronas, a Atlas Copco Brasil desenvolveu uma família de lubrificantes de alta tecnologia com um portfólio de soluções que inclui 14 produtos, incluindo óleos lubrificantes para diversos componentes, como motor, transmissão, redutor e eixo.

A companhia aproveita para informar que haverá serviço de análise periódica de óleo, disponibilizando dados com resultados comentados pelos especialistas da Atlas Copco, o que facilitará a identificação dos agentes geradores de contaminação e auxiliará na manutenção preventiva para os equipamentos dos clientes.

“Desenvolvemos uma completa gama de soluções em fluídos de última geração. Os nossos focos são promover ganhos em eficiência energética e maximizar o tempo produtivo dos equipamentos”, diz Ricardo Malfitano, gerente de marketing de Peças & Serviços da Atlas Copco Brasil.

Para maiores informações, entre em contato com:

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.

Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em