Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco é reconhecida por ajudar na luta contra o HIV/AIDS

Atlas Copco é reconhecida por ajudar na luta contra o HIV/AIDS

2009-12-01

O trabalho da Atlas Copco na África do Sul, no intuito de reduzir o impacto do HIV/AIDS entre os funcionários, está sendo reconhecido este ano, recebendo o prêmio Swedish Workplace HIV and AIDS Programme (SWHAP) Achievement.

O prêmio SWHAP Achievement foi introduzido em 2008 a fim de incentivar e recompensar as iniciativas promissoras e inovadoras. O objetivo disso é promover o comprometimento, dentro do ambiente de trabalho, de prevenir a contaminação do HIV e da AIDS, aliviando assim os efeitos da pandemia do HIV.

Estamos muito orgulhoso por esse reconhecimento e por saber que nossos esforços fizeram a diferença ao ajudar as pessoas a ter uma vida melhor”, comemora Jo Cronstedt, Vice-presidente de relações públicas da Atlas Copco AB. “Queremos que nossos programas contribuam ao promover a conscientização sobre HIV entre funcionários, suas famílias e comunidades, reduzindo os sinais de infecção e trazendo novamente a esperança”.

A motivação da Diretoria do SWHAP para o prêmio é a seguinte: “Devido ao comprometimento e ao suporte contínuos, a Atlas Copco criou um Programa sustentável de Ambiente de Trabalho para HIV e AIDS, que atua desde 2003. Seu sucesso é baseado no envolvimento dos profissionais e no gerenciamento, gerando assim a confiança no programa. Um dos benefícios é que nenhum funcionário que, no primeiro teste, apresentou resultado negativo demonstrou um resultado positivo em testes posteriores. Outro benefício é que o programa ainda gerou uma redução estimada de um milhão em custos anuais de risco no esquema de pensão, fator que também beneficia os funcionários”.

O SWHAP é uma iniciativa conjunta do International Council of Swedish Industry (NIR) e do Swedish Industrial and Metalworkers’ Union (IF Metall), com o intuito de contribuir com o estabelecimento e o suporte dos programas sobre HIV e AIDS nos ambientes de trabalho suecos, na África Subsaariana. O SWHAP opera ativamente em Botsuana, Quênia, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. Ele é co-financiado pela Swedish International Development Cooperation Agency, Sida.

Entre os nomeados ao prêmio deste ano também está a Atlas Copco Zâmbia. O prêmio será concedido à Atlas Copco na cerimônia que acontecerá em 1º de dezembro, em Estocolmo.

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade industrial. Os produtos e serviços compreendem desde compressores de ar comprimido e gás, geradores, equipamentos para construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem, até serviços associados de pós-vendas e de aluguel. Mantendo uma cooperação estreita com clientes e parceiros comerciais, e com 136 anos de experiência, a Atlas Copco aposta na inovação, visando máxima produtividade. Com sede em Estocolmo, na Suécia, o Grupo opera globalmente em mais de 160 países. Em 2008, a Atlas Copco contabilizou 34 mil funcionários e receitas de 74 bilhões de coroas suecas (7,7 bilhões de euros). Saiba mais em www.atlascopco.com.br.