Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco fornece ferramentas para a linha de montagem de carros elétricos no Vale do Silício

2016-07-12

Ferramentas Atlas Copco são responsáveis por diversas etapas na fabricação de veículos elétricos da Tesla. A missão da Atlas Copco é garantir uma linha de montagem eficiente para seus carros elétricos.

Atlas Copco - Tools for electric car assembly
A Tesla não é como a maioria dos outros fabricantes de automóveis americanos. Em primeiro lugar, porque ela só produz carros elétricos. Em segundo lugar, porque sua fábrica não fica em Detroit, onde estão as três grandes indústrias automotivas tradicionais - Ford, Chrysler e General Motors. A Tesla nasceu e funciona no Vale do Silício.

As diferenças vão além. Ao contrário de um motor de combustão a gasolina tradicional, com centenas de peças em movimento, os motores elétricos dos veículos Tesla só têm uma peça que se move: o rotor. Como resultado, sua aceleração é instantânea. "Um dos sedans mais rápidos do mercado pode ir de zero a 96 quilômetros por hora em 2,8 segundos", afirma Elvis Jagat, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Atlas Copco.

O executivo trabalha com a Tesla desde o lançamento do primeiro Modelo S, em 2012. “Como a tecnologia é o mercado primordial do Vale do Silício, havia pouca experiência com a fabricação de automóveis e o conhecimento de montagem era limitado”, afirma Jagat. “Por isso a Atlas Copco é um parceiro estratégico da Tesla para a compreensão de montagem e quando o Modelo S foi lançado, fomos um dos principais fornecedores de ferramentas de fixação para o veículo, eu entrei quando a Tesla estava começando seu processo de fabricação", lembra.

Enquanto trabalhava em conjunto para criar uma linha de montagem eficiente e suave, Jagat demonstrou que as ferramentas de montagem da Atlas Copco são mais confiáveis do que os modelos concorrentes. Desde 2014, a Atlas Copco fornece 100% das ferramentas críticas utilizadas na montagem e mais de 90% de todos os elementos de fixação não-críticos. Cerca de 85% da fábrica usa a série STB de ferramentas Atlas Copco. Hoje existem oito engenheiros de serviço Atlas Copco no local, para acompanhar todas as etapas do processo de produção.

"Como não há motor de combustão, nossas ferramentas são usadas para montar todas as unidades de acionamento e todos os aparelhos eletrônicos que vão para o veículo, desde o monitor touch screen de 17 polegadas, até as rodas", diz Jagat. "Isso para não mencionar todos os conectores de placa de circuito e o teste de todas as juntas parafusadas no laboratório."

Na indústria automotiva, ferramentas elétricas altamente sofisticadas são utilizadas para todas as juntas parafusadas, para controlar a qualidade. "Há mais de 200 juntas parafusadas críticas em um carro, e podemos garantir 100% de rastreabilidade em todas elas", diz Jagat. "Informações como torque e ângulo, assim como data e hora de todos os nossos sistemas de ferramentas, são armazenadas digitalmente, a cada junta parafusada feita por nossas ferramentas”.

A Tesla produziu cerca de 50 mil carros em 2015. "Ter a Tesla como um parceiro é trabalhar para crescer junto", diz Jagat. "Estamos com a Tesla desde o começo, desde então sua produção anual saltou de 15 mil para 50 mil carros e a Atlas Copco é um fornecedor global, portanto, onde quer que a Tesla inicie a produção, teremos condições de fornecer exatamente a mesma solução. Esta é uma parceria na qual podemos crescer com eles em todos os nossos processos, inclusive quando a Tesla dobrar sua produção anual para 100 mil carros".

A Tesla tem planos para aumentar o fornecimento atual de veículos Modelo S e Modelo X, bem como para introduzir um novo veículo, com mais apelo para o público em geral. A empresa foi fundada em 2003 por um grupo de engenheiros do Vale do Silício, nos EUA, que queria provar que os carros elétricos poderiam ser melhores do que os carros movidos a gasolina.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2015, Atlas Copco teve um faturamento de 102 BSEK (BEUR 10.9) e mais de 43 000 empregados. Saiba mais em A Atlas Copco completou, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.
Saiba mais no site www.atlascopco.com.br e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais:
LinkedIN   - http://www.linkedin.com/company/atlas-copco-brasil
Facebook - https://www.facebook.com/AtlasCopcoBrasil