Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Notícias da empresa local / Novo dinossauro é batizado como Atlascopcosaurus, em homenagem à empresa Atlas Copco

Novo dinossauro é batizado como Atlascopcosaurus, em homenagem à empresa Atlas Copco

2013-09-09

Atlas Copco participa de escavação de fóssil e dinossauro descoberto é batizado com nome da empresa

Atlascopcosaurus loadsi
Graças a equipamentos e assistência da Atlas Copco, pesquisadores encontraram uma nova espécie de dinossauro durante escavações de fósseis na Austrália, em Dinosaur Cove, região localizada ao sudeste do país, a 460 km da capital Canberra, famosa por ser palco para o descobrimento de muitos fósseis.

Durante um período de 10 anos o paleontólogo Thomas H. Rich lidera as pesquisas de escavação de fósseis em Dinosaur Cove, e ao longo desses anos contou com o apoio dos equipamentos e ajuda especializada da Atlas Copco. Não à toa, resolveu retribuir a assistência e batizou o dinossauro de Atlascopcosaurus loadsi (sendo o loadsi uma referência a Bill Loads, gerente da Atlas Copco que tomou a decisão de apoiar o projeto).

Doutor da Universidade de Monash, com sedes na África do Sul, Austrália e Malásia, Thomas H. Rich confessa que a escavação não foi uma tarefa fácil. Além de enfrentar a densidade e resistência de rochas que petrificaram os fósseis ao longo de milhões de anos, os cientistas trabalharam muitas vezes em túneis escuros e estreitos, muitas vezes enlameados e escorregadios. Na realização das escavações, o grupo de pesquisa contou com compressores, furadeiras, rompedores de vários tamanhos, além de ferramentas pneumáticas.

Após muito esforço e dedicação, os pesquisadores encontraram então um número significativo de fragmentos de ossos de uma nova espécie. Pesquisando mais a fundo, confirmaram que o novo dinossauro era de uma espécie totalmente desconhecida, e se tratava de um herbívoro pertencente à família Hypsilophodontidae, que provavelmente viveu durante o período Cretáceo, a 120 milhões de anos atrás. Os pesquisadores também deduziram que o Atlascopcosaurus media cerca de 2 a 4 metros de comprimento e pesava cerca de 125 quilos.   

Vale lembrar que as escavações em Dinosaur Cove patrocinadas pela Atlas Copco ainda resultaram em outra descoberta importante. Em 2009, pesquisadores do grupo de Thomas H. Rich estudaram alguns outros fósseis escavados e identificaram que os ossos pertenciam a um tipo de tiranossauro, criatura com cerca de três metros de altura, 80 quilos e que foi glorificada na série de filmes “Jurassic Park” do cineasta Steven Spielberg.

De acordo com Thomas H. Rich, essa descoberta preencheu uma lacuna na história evolutiva do tiranossauro, pois refutou as teorias anteriores que afirmavam que esse dinossauro viveu apenas no hemisfério norte do planeta – ainda que essa sua versão “sulista” fosse apenas herbívora, diferente do carnívoro que existiu acima da Linha do Equador.

Para futuras informações, favor contatar:

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel. Com uma longa tradição e quase 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.

Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history