Imprensa / Notícias da empresa local / Colaboração entre Atlas Copco e ABB na integração de equipamentos subterrâneos móveis

2012-08-20

Uma cooperação única entre Atlas Copco Underground Rock Excavation e ABB resulta em um avanço significativo na integração da frota de equipamentos móveis subterrâneos.

Otimização das operações na indústria de mineração subterrânea

Colaboração entre Atlas Copco e ABB

Uma cooperação única entre a Atlas Copco Underground Rock Excavation e a ABB

Reconhecidamente, um dos requisitos chave para otimização das operações na indústria de mineração subterrânea se baseia na capacidade de integrar e monitorar todos os equipamentos e processos de um ponto central. A possibilidade de tornar realidade está agora mais próxima graças a um projeto inovador de desenvolvimento entre a Atlas Copco, um fornecedor global de equipamentos subterrâneos móveis e a ABB, líder mundial em engenharia de automação, energia e processos.

As duas companhias surgiram com o primeiro sistema no mundo projetado para prover às mineradoras uma visão completa e integrada de suas operações de lavra subterrânea em hard rock mine.
A nova tecnologia é baseada na integração de informações dos avançados equipamentos e sistemas subterrâneos móveis Atlas Copco em tempo real (através de uma rede WiFi) com o Sistema de Controle 800xA da ABB. Possibilita às pessoas em um ambiente de controle uma completa visão de todas as atividades, o que permite a tomada de decisão relacionada ao fluxo de produção. Localização, desempenho, status de produção e impacto ambiental são apenas alguns dos resultados que o Projeto em parceria pôde demonstrar.

Mattias Pettersson, Gerente de Produtos, Comunicação e Gerenciamento de dados na Atlas Copco, diz: “Trata-se de um desenvolvimento excitante que traz o futuro das minas subterrâneas ao presente. Com a instalação deste sistema, minas subterrâneas serão capazes de conduzir suas operações e atingir suas metas de maneira mais eficiente. Além disso, estarão aptas a organizar, também de maneira mais eficiente, a manutenção da frota de equipamentos, rumo a alta produtividade sustentável.”

Atlas Copco e ABB

As duas empresas iniciaram a colaboração há cerca de dois anos com o objetivo comum de desenvolver “a mina inteligente do futuro”. Desenvolvimento do sistema de integração integration system iniciou em fevereiro de 2011.

Patrik Westerlund, Gerente de Produto de Automação de Minas da ABB diz: “Nós todos concordamos que as minas do futuro utilizarão menos trabalhadores para atividades manuais, e mais operadores com maior nível de especialização para otimização de produtos e processos, planejamento de manutenção e controle ambiental. Isso significa que experts em operação necessitarão interagir entre si para completa cobertura da cadeia de valor e eventualmente trabalhar entre diversas minas simultaneamente.

“Sensores e sistemas automatizados já são capazes de prover aos operadores informações essenciais em tempo real para o controle de cada processo e produto. O novo sistema móvel de integração é o próximo grande passo e oferece a uma mina a capacidade de otimizar a utilização de equipamentos subterrâneos e aumentar a produtividade enquanto reduz o consumo de energia.”

Testes bem sucedidos e posterior desenvolvimento

O sistema foi testado com sucesso na mina teste da Atlas Copco em Kvarntorp, próximo a Örebro, Suécia. Atlas Copco e ABB continuarão a desenvolver tecnologia e agregar mais funcionalidade ao conceito, potencialmente através da cooperação em um projeto com foco no cliente.
David Shellhammer, Presidente da Atlas Copco Underground Rock Excavation, conclui: “Nossos operadores do futuro desejam uma central de informações robusta para otimizar a utilização dos equipamentos subterrâneos. Estou certo de que este projeto resultará em um grande avanço na otimização das operações da lavra subterrânea.”

Download das nossas fotos na internet:

Acesse a nossa página de busca de fotos: http://www.atlascopco.com/photo
Insira o número de uma foto específica ou o nome de um produto no campo de busca na parte superior direita ou siga a estrutura em árvore à esquerda para encontrar seu produto.

A Atlas Copco Underground Rock Excavation é uma divisão dentro da área de negócios Mining and Rock Excavation Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa uma vasta gama de equipamentos de escavação subterrânea e mineração para várias aplicações subterrâneas em todo o mundo. A divisão se concentra no design inovador de produtos e sistemas de suporte pós-venda, proporcionando valor agregado para o cliente. A sede da divisão e o principal centro de produção estão localizados em Örebro, na Suécia.