Imprensa / Notícias da empresa local / Inovação nos trabalhos da Hannover Messe: Atlas Copco expõe na ComVac

Inovação nos trabalhos da Hannover Messe: Atlas Copco expõe na ComVac

2011-02-24

Antuérpia, Bélgica, 24 de fevereiro de 2011: A Atlas Copco anunciou hoje o lançamento de uma série de novas soluções na feira ComVac (na Hannover Messe), que começa em 4 de abril de 2011.

Entre as principais inovações, estão: um compressor centrífugo de alta velocidade, desenvolvido para oferecer a maior economia de energia, uma linha de secadores de tambor rotativo ultraeficiente, software de controlador inovador (que monitora diversos compressores) e uma nova tecnologia de espira isenta de óleo que aumenta a flexibilidade na instalação. O estande da Atlas Copco (Hall 26, estande B40) exibirá as mais recentes inovações em serviços e produtos da Atlas Copco, contando ainda com uma instalação completa projetada e integrada internamente.

Uma instalação prática e completa

Pela primeira vez na Hannover, os clientes poderão ver uma instalação totalmente integrada, projetada no formato de um verdadeiro chão de fábrica. Isso inclui o compressor de parafuso lubrificado GA da Atlas Copco, equipamentos para tratamento de ar (nova linha de secadores por adsorção que potencializam a eficiência de energia devido à mínima queda de pressão, o ciclo otimizado de regeneração e o constante ponto de orvalho sob pressão de menos de -70°C), o novo controlador ES6 (novo software capaz de monitorar até 6 compressores ao mesmo tempo, selecionando o melhor compressor a qualquer momento da produção, ainda com visualização on-line), reservatórios de ar e gerador de nitrogênio. A instalação demonstra ainda uma boa integração entre todos os componentes, o que contribui para mais produtividade e menos custos com execução.

Uma história de sucesso em inovação

O compressor ZH 350+ centrífugo de alta velocidade e isento de óleo da Atlas Copco é o resultado de uma intensa P&D e será lançado na ComVac. Ele foi feito para clientes das áreas farmacêutica, eletrônica, aviação e automotiva que precisam do mais alto desempenho do compressor em termos de eficiência de energia e confiabilidade. Esse compressor centrífugo industrial de pressão média e com 3 estágios é o primeiro a ser comercializado com motor de alta velocidade e sem caixa de engrenagens. Ele oferece surpreendente economia de energia se comparado aos turbocompressores convencionais. As primeiras unidades serão disponibilizadas em junho.

Novos secadores de tambor rotativo MD/ND que poupam energia

A Atlas Copco está estendendo a linha popular de secadores oferecidos com tecnologia de parafuso isento de óleo para uma linha centrífuga (turbo), com a introdução do novo MD 2000 (que atinge pontos de orvalho mais baixos que -25°C). Os secadores MD são conhecidos por não perder o ar comprimido, não ter freon nem filtro e por não precisar de aquecimento elétrico, além de consumir até 120 Watt, ou o equivalente a duas lâmpadas.

Além disso, será apresentada uma linha de novos secadores de tambor rotativo com profundo ponto de orvalho e eficiente de energia. Esses secadores poderão atingir pontos de orvalho mais baixos que -40°C. Quem visitar o estande da Atlas Copco terá a chance de ver o econômico ND 1800, compatível com os compressores de parafuso e capaz de economizar até 50% no custo total do ciclo de vida do secador, se comparado com os secadores torres gêmeas convencionais.

Nitrogênio com conceito 'faça você mesmo'

A Atlas Copco está entre os poucos fabricantes que fornecem um sistema de geração de nitrogênio desenvolvido e fabricado internamente. O gerador NG de nitrogênio oferece suprimento confiável, econômico e local de nitrogênio, com até 99,999% de pureza. A máquina faz parte da instalação integrada do estande.

Reduzindo os custos de energia

A unidade GA lubrificada no mostruário representa uma linha de compressores de parafuso lubrificados, resultantes das contínuas melhorias que potencializam a produtividade ao mesmo tempo em que reduzem os custos com energia. Seu moderno parafuso melhora o Fornecimento Efetivo de Ar (FAD) em até 8% quando comparado a elementos de gerações anteriores.

Uma melhoria ainda maior em termos de eficiência de energia dos GAs pode ser atribuída ao secador refrigerante do R410A, integrado em toda a linha de compressores de parafuso lubrificado da Atlas Copco.  Lançado em junho de 2009, o consumo direto de energia do secador foi reduzido em 40%, mesmo quando operando em carga máxima (em comparação com a geração anterior de secadores integrados da Atlas Copco).

Liderança em isenção de óleo

Diversas outras inovações recentes em tecnologia de isenção de óleo estarão à mostra, incluindo o soprador de parafusos ZS+ VSD, que oferece economia de energia significativa ao transporte pneumático e às estações de tratamento de esgoto com sua conversão partindo do projeto de lóbulos. Também estarão no estande as mais recentes soluções para as indústrias médica e marinha.

O novo compressor de espira isento de óleo SF 17-22 kW é resultado da inovação contínua da Atlas Copco. Além de garantir a mais alta disponibilidade aos clientes, a produção interna de elementos de espira permitiu que a Atlas Copco abrisse novas oportunidades aos clientes que mais precisavam de qualidade do ar (como hospitais, laboratórios, cervejarias, setores farmacêuticos, fabricantes e outros). Com uma espira recém-desenvolvida de 5,5 kW configurada com múltiplos núcleos, esse flexível compressor pode ser atualizado para possibilitar maior demanda de ar. O projeto otimizado para o fluxo de resfriamento, queda de pressão e temperatura mais baixa de entrada de ar resultam em mais confiabilidade, FAD até 51% maior e Requisito de Energia Específica até 6% menor se comparado com a linha anterior de espiras.

Feedback do cliente: a chave para o sucesso

Stephan Kuhn - President Compressor Technique Business Area

Stephan Kuhn - Presidente da Área de Negócios Compressor Technique

A inovação que apresentaremos na Hannover ComVac é resultado do nosso trabalho, que é conduzido a partir do que ouvimos dos nossos clientes”, declara Stephan Kuhn, Presidente da Área de Negócios Compressor Technique da Atlas Copco.

Convidamos todos eles a nos visitar e ver como seus feedbacks são traduzidos em melhorias referentes a produtividade sustentável, confiabilidade e soluções e serviços líderes do setor”.

• Ellen Steck; Vice-presidente de Marcas e Comunicações da Atlas Copco Compressor Technique
    E-mail: ellen.steck@be.atlascopco.com

A Área de Negócios Compressor Technique da Atlas Copco desenvolve, fabrica, comercializa e faz manutenção de compressores de ar estacionários isentos de óleo e com injeção de óleo, compressores de ar portáteis, compressores de gás e de processo, expansores turbo, geradores de energia elétrica, equipamentos de tratamento de ar e sistemas de gerenciamento de ar. Além disso, oferece serviços especializados de locação. A Atlas Copco inova para uma produtividade superior em aplicações como produção, construção e a indústria de processamento mundial. Os principais centros de desenvolvimento e fabricação de produtos ficam em Antuérpia, na Bélgica. Saiba mais em http://www.atlascopco.com/