Imprensa / Notícias da empresa local / Atlas Copco comemora 140 anos

Atlas Copco comemora 140 anos

2013-02-21

Atlas Copco apresenta uma série de novidades e eventos para celebrar a data

140 anos de consquistas!

140 anos
Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta, presente em mais de 180 países e com operações próprias em 90 desses, a Atlas Copco comemora 140 anos de excelência industrial no próximo dia 21 de fevereiro.
"Essa celebração de 140 anos é uma fantástica oportunidade para fortalecer o foco em nossas relações, e também serve para traduzir nossos valores”, diz Claes Backlund, vice-presidente da Atlas Copco no Brasil. “É uma grande ocasião capaz de gerar orgulho entre os funcionários e torná-los entusiasmados com oportunidades futuras.  Nossa história garante longa experiência industrial, trilhada por produtos inovadores e soluções para nossos clientes, fornecedores, e também para os empregados atuais e os que estão por vir", diz Backlund.

Visão e pioneirismo

A longa história da Atlas Copco é permeada de grandes inovações, como a criação da primeira britadeira leve no longínquo ano de 1905, ou a fabricação do primeiro compressor de ar portátil no mesmo ano. Em 1966 a empresa cravou seu nome mais uma vez ao apresentar ao mundo o primeiro rompedor fabricado em série e uma nova linha de parafusadeiras com maior precisão e também mais econômicas em matéria de energia.
Foram inúmeros os grandes projetos em que a Atlas Copco participou pelo mundo, sendo difícil citar todos eles. Podemos citar a construção do túnel Mont Blanc, construído na fronteira entre França e Itália na década de 1950, com o objetivo de ligar os dois países do Velho Continente, e que foi considerado o túnel mais longo do mundo na época.
Existe até a participação ativa da Atlas Copco na escavação de fósseis na Austrália, onde, através da utilização de equipamentos de mineração da empresa, um dinossauro foi descoberto e batizado com o nome de Atlascopcosaurus em homenagem à empresa pela contribuição nas escavações.

No Brasil, participou de obras icônicas, como o furo de ancoragem do morro da Urca, Metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro, Itaipú, Rodovia dos Imigrantes (construção e ampliação), Transamazônica e mais recentemente na reformulação dos grandes estádios, como Maracanã e Mineirão e na usina de Belo Monte.

Nos últimos anos a empresa tem investido cada vez mais no Brasil, ampliando a produção nacional em suas fábricas de Barueri e Sorocaba, ambas no estado de SP.

É hora de celebrar!

Atualmente a Atlas Copco desenvolve e fornece máquinas, ferramentas e outros equipamentos para clientes em indústrias que vão da construção à mineração, até indústria automotiva e aeroespacial, passando pelo ramo alimentício e farmacêutico. Não à toa, a comemoração dos 140 anos da companhia será marcada por eventos no mundo inteiro.
Diretamente de Nova York, o CEO da Atlas Copco, Ronnie Leten, tocará o sino do NASDAQ abrindo os trabalhos na bolsa no dia 21. A ação é bastante tradicional e reservada a grandes nomes do mundo corporativo, e ocorre em grandes eventos e comemorações, como no caso recente em que Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, abriu o capital de sua empresa para acionistas.
O 140° aniversário da Atlas Copco também será marcado pela inauguração de uma nova fábrica em Pune, na Índia, incluindo a doação de cerca de R$ 1,2 milhões para organizações que invistam em projetos para conservação de água potável.
Também estarão disponíveis para download no site atlascopco.com/history um podcast e um e-book contando a história da Atlas Copco, ambos em inglês. Nesses arquivos será possível encontrar mais detalhes e informações sobre a gigante sueca e seus 140 anos, incluindo grandes feitos recentes, tais como: o reconhecimento da Atlas Copco como uma das companhias mais sustentáveis do planeta, figurando no Global 100 do Fórum Mundial de Economia; e a abertura de novos mercados em sete novos países em 2012, incluindo Senegal e Tanzânia.

Registrar o presente para o futuro!

Projeto de fotos
Outro evento importante que marca a celebração dos 140 anos é o projeto mundial criado pela Atlas Copco que pretende documentar o presente para apresentar às gerações futuras, compartilhando conhecimento entre as empresas nos diferentes países que a companhia opera.
Todos os empregados interessados estão convidados a registrar com fotos sua participação. O convite estende-se também aos amigos da Atlas Copco, como clientes, parceiros, acionistas e ex-funcionários espalhados pelo mundo inteiro, que poderão usar qualquer tipo de câmera, seja ela profissional ou o próprio celular.
O número de fotos por participante é de no máximo 14. Os interessados devem acessar o site www.atlascopco.com/ourworld, onde já está disponível o formulário de inscrição. As fotos devem ser carregadas no site entre 21 de fevereiro e 7 de março de 2013. Perguntas sobre o projeto podem ser feitas pelo e-mail ourworld@atlascopco.com.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com sede em Estocolmo, na Suécia, e é uma companhia global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90.5 bilhões de coroas suecas (10.5 bilhões de euros). Saiba mais no site www.atlascopco.com

Em 2013 a Atlas Copco, classificada como uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e éticas do mundo, comemora 140 anos de crescimento lucrativo. No início, a empresa fabricava produtos para estradas de ferro, mas o "core business" do negócio da Atlas Copco vem dos primeiros anos do século XX quando foram fabricadas os primeiros compressores, ferramentas e brocas de rocha. Hoje, o grupo Atlas Copco tem posições de liderança mundial nestas áreas e muitas outras. A Atlas Copco oferece suporte a clientes em 180 países, com operações próprias em 90 países. Leia a história sobre uma empresa que acredita que 'há sempre uma maneira melhor' em www.atlascopco.comhistory.