Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Fabricante de papel recicla energia com colaboração da Atlas Copco

Fabricante de papel recicla energia com colaboração da Atlas Copco

2012-08-02

A instalação de um controlador central e um compressor VSD (acionamento de velocidade variável) da Atlas Copco reduziu significativamente os custos com energia da fabricante de papel Stora Enso na Alemanha. Segundo a equipe de gerenciamento de serviços de infraestrutura (ou equipe do chão de fábrica), a empresa cortou os custos com a geração de ar comprimido em 30%. Considerando todas as medidas de conversão necessárias, o investimento integral foi amortizado em apenas um ano.

K1112_02_Atlas_Copco_ZH_und_ZR_Kompressoren_bei_Stora_Enso_12x18.jpg
No site de Hagen, a Stora Enso produz quase meio milhão de toneladas de papel por ano, ou praticamente 6.250.000.000 de folhas tamanho A4. Cerca de 170.000 m³ de ar comprimido foram gerados todos os dias para operar as máquinas de papel, calendários, leques e cortadores. Cinco compressores alimentam o sistema interno de ar comprimido e cobrem a demanda altamente flutuante, com picos que podem subir rapidamente até 5.000 m³/h. Em 2010, a empresa otimizou seu sistema de ar comprimido e instalou um controlador central ES 130 T, além de um compressor ZR 315 VSD da Atlas Copco. O ES 130 T controla diversos tamanhos e tipos de compressores de diversos fabricantes. O sistema testa, armazena e analisa para garantir que os compressores mais adequados estejam ativados. Por conseguinte, o resultado das cinco máquinas conectadas é engrenado, em termos de energia geral, no sentido de atingir o ponto operacional ideal e é ajustado com frequência para atender à demanda. Essa operação otimizada não só significa que o consumo de energia, as emissões de CO2 e os custos são cortados drasticamente, mas também tem um impacto positivo na vida útil dos compressores.

A Stora Enso também investiu em um novo compressor ZR 315 VSD (acionamento de velocidade variável). Stjepan Horvat, engenheiro responsável pelo fornecimento de ar comprimido na fábrica de Hagener, disse: "Nós tínhamos um problema: os nossos compressores de alta performance alternavam constantemente entre carga completa e ociosidade, com o controlador às vezes solicitando um turbo por apenas dois minutos". Após o upgrade da instalação, os compressores turbo originais, operando com range de vazão de 70 a 100%, agora proporcionam a carga base de ar comprimido, enquanto que o ZR315 VSD, graças ao seu regulador de velocidade, opera principalmente no range de carga parcial para responder à demanda variável de ar comprimido a qualquer momento. Uma combinação comprovada de tecnologias de compressor que evita tempos ociosos extremamente longos, muita energia desperdiçada e altas emissões de CO2. Após a instalação do controlador central e do compressor VSD, o consumo de energia da Stora Ensa caiu 30%. Dessa forma, todo o investimento da empresa foi amortizado em apenas um ano.

Na Stora Enso, sustentabilidade e economia de energia têm outra dimensão também: o calor descarregado pelos compressores é usado duas vezes. No inverno, a sala de produção é aquecida, e no verão a água de processamento é pré-aquecida para produção.

Para obter mais informações, entre em contato com

  • Conrad Latham, Vice-presidente de Marketing da Região Oeste da divisão Atlas Copco Oil-free Air
    Tel: +1 803 817 72 00 ou e-mail: conrad.latham@us.atlascopco.com 

  • Christophe Browaeys, Especialista de Marketing de Produto de Compressores Z, divisão Oil-free da Atlas Copco
    Tel: +32 (0)3 401 92 09 ou e-mail: christophe.browaeys@be.atlascopco.com

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com sede em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros). Saiba mais no site http://ww.atlascopco.com/.

A Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar isentos de óleo para diferentes indústrias em todo o mundo nas quais a qualidade do ar é vital e também compressores lubrificados para aplicações menos críticas. A divisão concentra-se em sistemas de otimização e soluções para um ar de qualidade de forma a aumentar ainda mais a produtividade dos clientes. A sede da divisão se encontra em Xangai com os principais centros de produção na Bélgica, China, Índia e Brasil.