Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Especialista em produção em massa alcança redução drástica nos custos com a Tecnologia de Compressor da Atlas Copco

Especialista em produção em massa alcança redução drástica nos custos com a Tecnologia de Compressor da Atlas Copco

2012-10-25

A ZBG Motorentechnik GmbH & Co KG em Bruck, na Alemanha, conseguiu diminuir drasticamente seus custos com energia por meio da utilização dos compressores VSD e um controlador central da Atlas Copco. Ao eliminar tempos ociosos desnecessários e usar o calor residual para os banhos de limpeza na produção, a empresa afirma estar conseguindo fazer uma economia de mais de 115.000 euros por ano.

GA90VSDFF_ghostL.tif
A ZBG é especializada em produção em massa altamente automatizada, com foco especial em componentes de motor de combustão. Diversos controladores pneumáticos e componentes de manipulação são acionados por ar comprimido. Robôs fazem as ligações com modernos centros de usinagem CNC para possibilitar uma produção confiável e altamente eficiente a todo tempo.

A empresa viu um bom potencial para melhorias, especialmente no fornecimento de ar comprimido. "Os tempos ociosos na produção de ar comprimido estava consumindo uma quantidade incrível de energia e tinham que ser eliminados. E nós queríamos usar o ar residual dos compressores para aquecer nossos banhos de limpeza de componentes," explica Siegfried Schmid, Diretor gerente da ZBG Motorentechnik.

Considerando que demanda de ar comprimido na produção está constantemente flutuando, a ZBG decidiu instalar dois compressores de parafusos lubrificados e resfriados a ar GA 90 VSD da Atlas Copco, ambos com um acionamento de velocidade variável, bem como um terceiro compressor GA 90 com velocidade fixa. Os três compressores são ligados a um controlador central ES 8. Cada uma das três máquinas conta com um controlador individual baseado na demanda, possibilitando que os tempos ociosos fossem completamente eliminados e garantindo que todos os clientes fossem abastecidos da melhor maneira possível com o fluxo de volume que eles precisavam.

A economia efetiva de energia pode ser vista na energia de entrada: três vezes 90 kW fornece um pico de demanda de 270 kW. Siegfried Schmid explica: "Como as duas máquinas VSD trabalham principalmente na gama de carga parcial, somente cerca de 150 kW eram necessários, em média, para gerar o fornecimento de ar comprimido. Além disso, poderíamos usá-lo de novo como energia de aquecimento".

Para atingir o segundo objetivo, a ZBG usa os sistemas de recuperação de aquecimento nos compressores. O refrigerante, a 90 °C, pode levar os banhos de limpeza até a temperatura por meio de trocadores de calor. Consequentemente, a ZBG Motorentechnik não somente podia desativar o sistema de aquecimento elétrico como um todo para os banhos, mas poderia também aquecer seus escritórios — reduzindo sensivelmente o consumo de gás natural. A empresa economiza cerca de 115.000 euros por ano só em custos de eletricidade.

Faça o download da imagem de um compressor GA 90 VSD aqui.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.