Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A pesquisa de medição atmosférica e a tecnologia mais recente de compressores da Atlas Copco reduzem os custos de energia e a pegada de carbono para fabricante de telhas

A pesquisa de medição atmosférica e a tecnologia mais recente de compressores da Atlas Copco reduzem os custos de energia e a pegada de carbono para fabricante de telhas

2013-07-08

Julho de 2013. A CSR Roofing vem fabricando telhas cerâmicas em sua unidade de Vermont (Melbourne) há mais de sete décadas. Para substituir seu antigo compressor, a empresa escolheu recentemente uma máquina VSD (variable speed drive, acionamento de velocidade variável) da Atlas Copco. “Sempre ficava impressionado com a confiabilidade da Atlas Copco, mas quando vi os resultados da pesquisa de medição atmosférica, isso foi realmente decisivo para os negócios”, afirmou John Tilli, gerente de manutenção da unidade de Vermont.

Atlas Copco - Fabricante de telhas
“A pesquisa mostrou como a tecnologia VSD da Atlas Copco pode fazer com que a CSR Roofing economize milhares de dólares todos os anos, e com os incentivos fiscais para o controle de carbono e a economia de energia, estamos conseguindo reunir os fundos de capital necessários para o novo compressor e estamos muito perto de um período de retorno de 3 anos. Considerando o aumento dos preços da energia elétrica, com algumas pessoas falando em 40 a 50% de aumento, essa economia de energia e a redução da pegada de carbono são muito importantes para nós”, declarou Tilli. Ele explicou que a CSR Roofing busca continuamente reduzir sua pegada de carbono e o impacto ambiental de suas operações, principalmente o volume de energia e água consumido pela empresa.

“Usávamos compressores da Atlas Copco há mais de 20 anos, e as máquinas sempre funcionavam como esperávamos, e não esperamos menos desta nova. A Atlas Copco prevê uma economia de energia em torno de 30%”, afirmou Tilli. “Poderia ser mais, mas nossa fábrica funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com o compressor funcionando o tempo todo, mesmo quando não estamos fabricando produtos. Isto se deve principalmente ao nosso forno, que opera 24/7 e precisa de uma pequena quantidade de ar para continuar funcionando.” 

Tilli afirmou que muitas pessoas não se dão conta de que o ar comprimido é um dos utilitários mais caros de se produzir, uma vez que você precisa de outro utilitário para criá-lo. "É neste ponto que o compressor VSD da Atlas Copco realmente se destaca, já que eles produzem o melhor compressor do mundo em relação à faixa de abertura. "Se o compressor não dobra o suficiente, você não obtém economia e, como resultado, a faixa operacional geral da máquina se torna muito importante. Por exemplo, se usamos somente 20% da capacidade do compressor à noite, e o dobramento não é suficientemente baixo, digamos de 50%, então estamos gastando 30% do ar com energia”, afirma Tilli. Para ele, a fábrica, com apenas 30 pessoas no total, é muito automatizada.

“Fabricamos telhas de cerâmica e todo o maquinário automatizado tem algum tipo de necessidade de ar com cilindros pneumáticos e ventosas. Portanto, para nós é importante ter um fornecimento constante de ar limpo e seco, pois não podemos nos dar ao luxo de ter falhas e paradas na produção. No momento, enquanto estamos aguardando a instalação da nova máquina Atlas Copco Workplace, uma geração mais recente do GA55VSDFF com secador refrigerado integrado e filtros DD/PD, estamos operando uma máquina de 25 anos. Mas ela está produzindo uma grande quantidade de água e causando vários problemas com as máquinas.”

O conselho de Tilli para outros fabricantes que desejam reduzir seus custos de energia e sua pegada de carbono é obter uma pesquisa de medição atmosférica e ter um olhar mais atento para a tecnologia VSD da Atlas Copco. Igor Kotliarski, Engenheiro de Vendas da Divisão de Ar Industrial da Atlas Copco, concorda e afirma que fazer uma pesquisa de medição atmosférica da Atlas Copco é o primeiro grande passo.

“O relatório de pesquisa de medição de ar comprimido é gratuito e os clientes podem ter uma visão geral da vantagem de se investir na tecnologia VSD da Atlas Copco. As empresas podem ver claramente qual sua demanda por compressor diariamente e quanta energia elétrica elas estão usando atualmente. Nosso software também pode simular a economia de energia proposta para o futuro se quiserem investir em uma máquina VSD da Atlas Copco.” Kotliarski explicou que, para realizar uma auditoria da energia de ar comprimido, os engenheiros da Atlas Copco conectam seus coletores de dados ao compressor e os deixa no local por um período de uma semana.  

“Em seguida, recolhemos os registradores de dados e enviamos os dados para o software proprietário da Atlas Copco e produzimos um relatório detalhado sobre o compressor proposto para o cliente. Ter uma pesquisa de medição atmosférica é muito importante, e o software da Atlas Copco é um dos poucos programas no mercado que podem simular as máquinas VSD de tamanho ideal e prever a economia de energia para o cliente.” Kotliarski afirma que, com isso, o cliente pode justificar a compra com muito mais facilidade, uma vez que a Atlas Copco pode demonstrar aos seus clientes o retorno proposto e o retorno sobre o capital quando eles investem em um compressor da Atlas Copco. 

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.