Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Nitrogênio gerado por equipamentos da Atlas Copco aumenta em um ano a vida útil de sachês de café

Nitrogênio gerado por equipamentos da Atlas Copco aumenta em um ano a vida útil de sachês de café

2011-01-13

Nitrogênio gerado por equipamentos da Atlas Copco aumenta em um ano a vida útil de sachês de café embalados na Modelli

NG at Modelli.jpg
Foi há aproximadamente dois anos e meio que Walmir Santos, Engenheiro da Modelli Máquinas de Café Expresso e Sachês de Café, participou da decisão da empresa pela aquisição de compressores e geradores de nitrogênio da Atlas Copco. “Até então tínhamos equipamentos alugados, a intenção a princípio era comprar apenas os compressores da Atlas Copco, para substituir os compressores de pistão que a empresa utilizava, mas acabamos optando por adquirir também os geradores de nitrogênio da marca”, revela. Hoje a Modelli trabalha com dois compressores da Atlas Copco, GA 18 VSD e GA 18, além de dois geradores de nitrogênio, NG 27 e NG 15.

Installation of NG at Modelli.jpg
A Modelli comercializa máquinas de café expresso e embala café em sachês para uso doméstico. Atualmente, a produção gira em torno de 20 toneladas de café embaladas por mês, para 90 clientes, o que equivale a aproximadamente 3 milhões de doses de café mensais. Os sachês de café são acondicionados em embalagens de alumínio e é dentro dessas embalagens que o ar é composto de nitrogênio, aumentando a vida útil do produto e preservando suas características.

Na ocasião em que os equipamentos foram adquiridos, a Modelli se reestruturou devido a aumento na demanda e adquiriu uma nova máquina de envasar. “O café embalado em sachês permite um café com o sabor do expresso, porém elimina a necessidade de moedor, portanto é bem mais prático e o mercado está percebendo isso, tanto é que já precisamos ampliar nossa produção”, conta Walmir.
A Modelli embala o café em três tipos diferentes de sachês. “Os sachês de 7 e 12 gramas são utilizados, respectivamente, para preparar uma ou duas xícaras de café expresso, em máquinas disponíveis no mercado brasileiro, enquanto os sachês de 8,5 gramas são produzidos para as máquinas da Phillips, modelo SENSEO e para o mercado europeu”, explica Walmir.

Atualmente, dois geradores da Atlas Copco fornecem o nitrogênio necessário para embalar o café dos clientes da Modelli. No entanto, Walmir acredita que em breve será necessário aumentar, novamente, o volume de produção e investir em novos equipamentos. “Este ano, passamos bem perto de ter que aumentar a produção e tudo leva a crer que isso ocorra nos próximos anos”, prevê. “Quando isso acontecer, certamente devemos adquirir novos equipamentos da Atlas Copco, afinal, os compressores e geradores de nitrogênio que compramos atendem nossa necessidade de forma eficiente e a assistência técnica também é muito presente e ágil, o que é fundamental para que a produção não seja interrompida e os negócios continuem prosperando”, conclui.

Para obter mais informações, entre em contato com:
Alexandro Consentino, Gerente de Produto
Telefone: 11 3478 8700 / e-mail: alexandro.consentino@br.atlascopco.com

Atlas Copco é um grupo industrial líder mundial em compressores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. O Grupo proporciona soluções sustentáveis para o aumento de produtividade dos seus clientes, através de produtos e serviços inovadores. Fundada em 1873, a empresa tem sede em Estocolmo, na Suécia e tem uma presença global, abrangendo mais de 170 países. Em 2009, a Atlas Copco tinha cerca de 30.000 funcionários e apresentou receitas de BSEK 64 (BEUR 6,0). Para saber mais, visite http://www.atlascopco.com
  
Industrial Air é uma área de negócios que faz parte da divisão Compressor Technique da Atlas Copco. Projetamos, construímos e comercializamos compressores lubrificados e isentos de óleo, soluções em tratamento de ar e soluções de monitoramento e conectividade em todo o mundo, através de várias marcas, para todos os tipos de indústrias. O foco da divisão é aumentar a produtividade de nossos clientes. A sede da empresa e o principal local de produção está localizado em Antuérpia, Bélgica.