Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Nadir Figueiredo: 100 anos e sem contaminação por óleo

Nadir Figueiredo: 100 anos e sem contaminação por óleo

2012-09-03

AC Brazil - Instalações Nadir Figueiredo no Brasil

Sala de máquinas com mais de 20 compressores Atlas Copco


A Nadir Figueiredo S/A é uma referência em utilidades domésticas fundada em 1912. A empresa centenária, em processo de ampliação, é líder no Brasil, em artigos como potes, jarras, refratários, copos, pratos e xícaras, que também são comercializados para mais de 120 países.
importante. Pela própria característica do vidro, qualquer contaminação por óleo fica evidente, além do que pode afetar sua integridade estrutural. Por isso, a Nadir foi uma das primeiras empresas no Brasil a utilizar a tecnologia de ar comprimido isenta de óleo, com compressores Atlas Copco da família “Z”, de 300HP (200Kw @ 10bar). Estes equipamentos de parafuso rotativo são utilizados nas válvulas pneumáticas das máquinas e processos internos que necessitam de ar comprimido isento de contaminação por óleo, como aeração de forno e produção de vidros opalinos.

Além de garantir a excelência do produto final, a qualidade do ar que os compressores da Atlas Copco fornecem tem influenciado também no número de paradas na linha de produção.  
Jânio Alexandrino Costa, Encarregado de Máquinas na unidade de Suzano, conta que quando foi feita uma análise comparativa em relação à outra unidade da empresa, que não possuia compressores Atlas Copco, foi possível perceber uma diferença na produtividade.
Isto tem motivado a Nadir a investir continuamente nas melhores tecnologias para ar comprimido.

“Havia a necessidade de adquirirmos outros compressores para aumentar a produtividade de nossos processos. Investimos em mais dois compressores centrífugos Atlas Copco ZH 6000 de 700HP, isentos de óleo, para utilização em processos internos, como o de refrigeração.” – explica Marcello Francisco dos Santos, Engenheiro de Equipamentos na área de Projetos Industriais. 
Estes novos compressores Atlas Copco possuem a certificação Classe Zero, que garante um ar 100% isento de óleo, conforme a revisão da norma ISO 8573-1.

A satisfação com a Atlas Copco

AC Brazil - Instalações Nadir

Compressores centrífugos ZH 6000


Marcello conta que a eficiência dos equipamentos da Atlas Copco foi um fator determinante para a escolha da empresa como fornecedor. “Fizemos uma pesquisa de mercado e optamos pela Atlas Copco porque o custo/benefício era interessante e o pacote que foi oferecido nos deixou mais seguros. O controle das máquinas é bem funcional e possibilita utilizar o mesmo painel para todas elas.” – explica.
O engenheiro também destaca que a satisfação continuou no pós-venda. Segundo ele a Atlas Copco, possui um plano de manutenção diferenciado, que possibilita ter previsão de todos os gastos para não haver impacto pontual quando uma máquina para, pois as despesas são diluídas ao longo do ano.

“Os profissionais da Atlas Copco sempre apresentam boas soluções para meu problema, para o que eu quero implementar. São equipes muito rápidas, tanto a de vendas quanto a de suporte e manutenção, e estão sempre presentes para nos dar suporte. O plano que temos com a Atlas Copco abrange tanto equipamentos novos quanto transferência de equipamentos. Quando há a necessidade de transferir alguma máquina, eles nos auxiliam. A manutenção é feita regularmente de forma preventiva.” – completa.

Também já é possível enxergar retorno financeiro pela economia a partir do controle do consumo de energia elétrica, outra vantagem obtida com a utilização dos compressores Atlas Copco.

Outras soluções Atlas Copco

Além das demandas ar isento de óleo, a Nadir Figueiredo tem aplicado as tecnologias de ar comprimido da Atlas Copco também em outros processos. Recentemente,  implantou mais 12 compressores de ar modelo GA 160 de 200CV (160kW) – que são de parafuso lubrificado, usados para arraste dos materiais, confecção e produção geral. A tecnologia VSD da Atlas Copco (Variable Speed Drive – ou “Acionamento de Velocidade Variável” ), tem proporcionado redução do consumo de energia, pois só a utiliza quando existe uma demanda efetiva. (leia mais)

Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique. Desenvolve, fabrica e comercializa no mundo todo compressores isentos de óleo e lubrificados a ar e gás combinados com sistemas de tratamento de ar e gás. A divisão tem foco em soluções sustentáveis para todos os tipos de indústrias onde a qualidade do gás é crítica na produção de processos. A matriz está localizada em Shangai, na China e os centros de produção em Antuérpia, Bélgica; Wuxi, China; Pune, Índia e São Paulo, Brasil.