Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Segredo para o sucesso da construção do novo Mineirão foi a demolição

Segredo para o sucesso da construção do novo Mineirão foi a demolição

2013-05-15

Rompedores Atlas Copco fizeram dos trabalhos de demolição e remoção a etapa mais rápida da obra de reconstrução do estádio mineiro.

Atlas Copco Brasil - Mineirão
Faltando pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo do Brasil 2014, que será realizada em junho de 2014, muito se comenta sobre os estádios cujas obras estão fora do cronograma. Mas não foi este o caso do Mineirão.
Reinaugurado em tempo recorde, as obras do estádio contaram com a ajuda de equipamentos de última geração.
 
Durante a reforma do estádio, que foi readaptado para receber mais de 66 mil torcedores, a empresa de construção Detronic foi encarregada de demolir a área de arquibancadas para dar lugar a novos assentos, além de reduzir 3,9 metros do total da altura do campo, de acordo com normas estabelecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol).
E foi aí que entrou a Atlas Copco, sendo escolhida para fornecer os equipamentos de remoção e demolição. Vários modelos de rompedores da Atlas Copco foram utilizados em diferentes fases da obra.

“Na primeira fase da construção, utilizamos equipamentos pequenos, que poderiam ser movidos em áreas pequenas, limitadas”, diz Ayres de Azevedo Barreto, diretor da Detronic, lembrando que no processo de diminuição do campo foram removidos cerca de 70 mil metros cúbicos de terra. “Nessa fase utilizamos os rompedores para carreta SB 140 (solidbreaker, um rompedor mais leve e enxuto), montados em transportadoras de 1,8 toneladase  mini-escavadeiras”.

Após criar um acesso com os rompedores menores, a Detronic começou a demolir as arquibancadas necessárias com equipamentos maiores, como o SB 452 (de 440kg) e os HB (heavy breaker) 1700 e 3100 (de 1,7 e 3,1 toneladas, respectivamente). "Estes equipamentos foram montados em máquinas de até 50 toneladas, demolindo 2.500 m³ de concreto", destaca Barreto, lembrando que os rompedores pesados necessitam ser acoplados a transportadoras e carretas, e são manuseados através de uma braçadeira móvel. “A versatilidade dos rompedores hidráulicos fazem deles os melhores do mercado, continuando a ser os mais solicitados”, diz Ribeiro. “Os rompedores da Atlas Copco se diferem dos demais, podem ser usados para remoção de vergalhões e concreto, e também para demolição em locais de difícil acesso”.

Barreto também lembra que a Atlas Copco foi fundamental na redução do prazo de conclusão do trabalho, que deveria ser concluído em 150 dias. “A atlas produtividade dos equipamentos envolvidos nos permitiu completar o trabalho em menos de 120 dias”, conclui o diretor executivo da Detronic.

Outro destaque da experiência positiva da Tecnogera com os geradores da Atlas Copco é o baixo nível de ruído.
“Nossos clientes tem dado um feed back muito positivo e algo que nos surpreendeu foi o baixíssimo nível de ruído. Isso é um diferencial na hora de fechar negócio e também agrega valor” – finaliza o diretor da Tecnogera.
Ainda este ano, a empresa pretende adquirir mais equipamentos, para atender a seu plano de expansão. Graças à fabricação nacional dos geradores portáteis da Atlas Copco, o FINAME poderá ser utilizado no projeto e a Tecnogera poderá crescer ainda com mais energia.

Para obter mais informações, entre em contato com:
  • Gabriela Meira, Coordenadora de Marketing e Comunicação, Mining and Rock Excavation Technique +11 3478 8200

Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel.
Com uma longa tradição e celebrando 140 anos de experiência, a Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções para a produtividade industrial e inova sempre para oferecer um nível de eficiência inigualável a seus clientes. O objetivo do Grupo Atlas Copco é tornar-se e manter-se Primeiro na Mente — Primeiro na Escolha® para seus clientes e outras partes interessadas, demonstrando valores como interação, comprometimento e inovação, que formaram o passado da empresa, criaram o presente e orientam o futuro.
Hoje, o Grupo Atlas Copco oferece suporte aos clientes em 180 países, com operações próprias em 90 destes. Em 2013, a Atlas Copco foi classificada como uma das empresas mais inovadoras e sustentáveis do planeta segundo o Fórum Mundial de Economia. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em www.atlascopco.com/history