Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Henkel usa sopradores Atlas Copco para atingir metas de sustentabilidade

Henkel usa sopradores Atlas Copco para atingir metas de sustentabilidade

2012-07-10

Fundada em 1876, a Henkel ocupa posições de liderança mundial, tanto no mercado de negócios ao consumidor quanto no mercado de negócios industriais que têm como renomadas marcas a Persil, Schwarzkopf e Loctite.

AC Brazil - Henkel production at Germany
A Henkel, com sede em Düsseldorf, na Alemanha, tem cerca de 47.000 colaboradores em todo o mundo, constando entre as empresas alemãs de maior representação internacional no mercado global.
A empresa possui um plano de metas para sustentabilidade e, para atingi-las, sempre busca por fornecedores com esta visão comum. É o caso das instalações de ar comprimido em suas fábricas italianas, uma das primeiras no mundo a utilizar a inovadora tecnologia de sopradores baseada em parafuso rotativo. Saiba mais

Além de três compressores de alta pressão para sua produção de PET, a Atlas Copco foi escolhida para fornecer um soprador para tratamento de águas residuais no local.

Operando na estação de tratamento de efluentes, o soprador ZS 55+VSD ajuda a preservar a qualidade das águas do Lago Como, o terceiro maior lago italiano, onde fica uma das oito fábricas italianas da Henkel, responsável por produtos de limpeza líderes no mercado europeu.


AC Brazil - AC Blowers at Henkel using

Tratamento de águas residuais


Aqui, todos os dias, três compressores Atlas Copco estão sempre em funcionamento, soprando ar de alta pressão dentro de pré formas de PET.

Então, as garrafas moldadas são preenchidas com detergente líquido, amaciantes de tecido ou detergentes para a casa.

Mas a contribuição da nova tecnologia de soprador para o atingimento das metas de sustentabilidade da Henkel, vão muito além do tratamento de águas residuais. A economia de energia beneficia não apenas o volume de negócios da empresa, mas sobretudo, todo o planeta.

Combinando a tecnologia de parafuso ao motor de acionamento com velocidade variável (VSD –veja mais), o sistema gerou uma economia de energia de 360,600 kW/ano, ou cerca de 40,000 euros!

O novo equipamento veio em substituição a dois sopradores de lóbulo de velocidade fixa, consumindo 45kW/h. Eles haviam se tornado obsoletos, e apenas um único soprador de parafuso permitiu atender à demanda, ao mesmo tempo em que tornava a estação de tratamento mais fácil de gerenciar e mais confiável.

Por ser isento de óleo (CLASSE ZERO – leia mais), o sistema também contribuiu para um ar mais puro na região.



Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique. Desenvolve, fabrica e comercializa no mundo todo compressores isentos de óleo e lubrificados a ar e gás combinados com sistemas de tratamento de ar e gás. A divisão tem foco em soluções sustentáveis para todos os tipos de indústrias onde a qualidade do gás é crítica na produção de processos. A matriz está localizada em Shangai, na China e os centros de produção em Antuérpia, Bélgica; Wuxi, China; Pune, Índia e São Paulo, Brasil.