Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlas Copco fornece ar comprimido e energia aos equipamentos utilizados no resgate do Costa Concordia

Atlas Copco fornece ar comprimido e energia aos equipamentos utilizados no resgate do Costa Concordia

2013-11-12

Um ano após o navio transatlântico italiano Costa Concordia naufragar, ele foi erguido das rochas na Ilha Giglio. A Atlas Copco, através de sua área de negócios Rental, participou desta delicada operação, fornecendo ar comprimido e energia a bordo.

Atlas Copco Rental helps with Costa Concordia salvage
Foi a primeira vez que os engenheiros tentaram erguer um navio desse porte (com mais de 290 m ou três campos de futebol de comprimento) tão próximo da costa.

A unidade de negócios Rental da Atlas Copco é especializada em aluguel de projetos especiais, incluindo equipamentos e consultoria em sua operacionalização. E uma das situações mais especiais vividas pela indústria naval neste ano foi o resgate do navio Costa Concordia. A Atlas Copco Rental, através de uma equipe de profissionais especializados, cuida de todos os detalhes do fornecimento de ar comprimido e energia para o projeto, através do aluguel de geradores de energia portátil modelo QAS e compressores de ar portáteis modelo XAHS, durante todas as etapas do salvamento do navio.
 
A remoção dos restos do Concordia, que está em andamento, foi dividida em cinco etapas: sistema de retenção e estabilização; suporte submarino e contrafeitos ou caissons no lado de bombordo (reservatórios cheios de água para estabilizar o navio); içamento por meio de virador (erguer o navio das rochas); contrafeitos em estibordo e recuperação da flutuação.

Em especial, a segunda etapa, que foi o içamento por meio de virador ou levantamento do Concordia das rochas, foi uma operação extremamente delicada. Cabos enormes foram presos em plataformas submarinas. Em seguida, uma máquina de tração rolou lentamente o navio para a posição ereta com o auxílio do peso de caissons, caixas de metal cheias de água presas à lateral da embarcação. No último dia 17 de setembro, 19 horas após o içamento ser iniciado, o Concordia foi solto das rochas.

Nos próximos meses, o resgate da embarcação continua. Os restos do navio serão estabilizados, através da instalação de caissons no lado de estibordo e da recuperação da flutuação do navio. A movimentação do navio está prevista para acontecer somente em 2014. Até lá, as unidades da Atlas Copco Rental permanecerão no local, para fornecer ar comprimido e energia aos equipamentos utilizados na complexa operação.

Para obter mais informações, entre em contato com:

  • José Carlos Lara, Business Line Manager, Specialty Rental
    Tel:  11 34783200
Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel.

Em 2013 a Atlas Copco, classificada como uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e éticas do mundo, comemora 140 anos de crescimento lucrativo. No início a empresa fazia produtos para estradas de ferro, mas o “core business” da Atlas Copco remonta aos primeiros anos do século XX quando foram fabricadas os primeiros compressores, ferramentas e perfuratrizes. Hoje, o Grupo Atlas Copco tem posições de líder mundial nestas áreas e muitas outras. A Atlas Copco oferece suporte a clientes em 180 países, com operações próprias em 90 deles. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor”.