Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Tecnologia de soprador de parafuso da Atlas Copco permite tratamento mais eficiente e economico das aguas residuais da industria SCA

Tecnologia de soprador de parafuso da Atlas Copco permite tratamento mais eficiente e economico das aguas residuais da industria SCA

2013-11-12

A SCA melhorou a eficiência operacional e o uso de energia da estação de tratamento de águas residuais em sua fábrica, além de reduzir as emissões de CO2.

Atlas Copco Brazil - AT0501 SCA Oakenholt Mill
A SCA é um dos maiores produtores mundiais de artigos como papel higiênico, rolos de cozinha, lenços de papel, lenços e guardanapos, que são fabricados em 45 plantas instaladas em 18 países.

A unidade de produção mais eficiente da SCA fica em Oakenholt, no País de Gales, e emprega mais de 70 pessoas na produção de tecidos e toalhas de papel. A fábrica otimiza todos os seus processos de fabricação e logística através de um programa de melhoria contínua e recentemente trocou a antiga tecnologia de sopradores de lóbulo pela eficiência energética e ambiental superior dos sopradores de parafuso rotativo.

Quando era Líder Regional de Engenharia, Paul Blundell teve problemas de confiabilidade com dois sopradores do tipo lóbulo existentes na fábrica, que estavam fornecendo ar para a aeração da estação de tratamento de águas residuais. Paul percebeu que sua substituição pela nova geração de sopradores da Atlas Copco apresentaria uma oportunidade não só para melhorar o desempenho, mas também para economizar no uso de energia.

O soprador Atlas Copco instalado na SCA é um modelo ZS37 + VSD -800, que conta com um pacote completo, totalmente integrado, com base em uma arquitetura interna livre de atrito: engrenagens precisamente sicronizadas mantêm folgas entre dois elementos de rosca secos entrelaçados, que nunca se tocam. Nenhuma lubrificação é necessária no espaço de compressão e vedantes especiais impedem qualquer óleo do rotor de entrar na câmara de compressão.

Além da menor necessidade de energia inerente aos sopradores com a tecnologia de parafuso, a SCA garantiu mais economia de energia ao optar pela versão VSD do soprador modelo ZS. Na tecnologia VSD – Variable Speed Drive ou motor de acionamento de velocidade variável, o conversor de frequência integrado varia a velocidade do motor de acionamento, para coincidir com as mudanças na demanda de ar do soprador. Dessa forma, o equipamento consome apenas a quantidade mínima de energia necessária e é capaz de proporcionar uma economia de até 35%.

Comentando sobre a solução, Paul Blundell afirma: "A SCA tem uma meta de sustentabilidade global de reduzir suas emissões de CO2 a partir de combustíveis fósseis e de compra de energia e de aquecimento em 20% até 2020, tendo como 2005 como o ano de referência. O novo soprador da Atlas Copco superou as expectativas em termos de economia de energia e foi operado quase que continuamente por um ano em 30 - 50 % de carga. É uma solução 'plug-in and play' completa, em um equipamento que ocupa um mínimo do valioso espaço dentro da planta. Além do mais, com o AirScan, solução para monitoramento de rede de ar comprimido, tem sido possível monitorar toda a instalação, levando dados para as equipes de manutenção preventiva da Atlas Copco via internet."

Paul também está satisfeito com a nova instalação, que foi executada com segurança 24/7 desde o primeiro dia: "A garantia de 5 anos também evidencia a confiabilidade do produto. Atualmente, estou registrando os resultados em termos de eficiência e economia que esta instalação proporciona, e penso em substituir o restante dos sopradores de lóbulo da SCA por outros sopradores Atlas Copco com tecnologia de parafuso. Isto me ajudará a cumprir as metas e expectativas da empresa em eficiência e economia de energia".

Para obter mais informações, entre em contato com:

  • Ricardo Brandão, Engenheiro de Vendas
    Telefone : 11 3478.8700
Fundada em 1873, a Atlas Copco é uma multinacional de origem sueca especializada em produtos e serviços que abrangem desde equipamentos de ar e gás comprimido, geradores, equipamentos de construção e mineração, ferramentas industriais e sistemas de montagem até serviços relacionados, como pós-venda e aluguel.

Em 2013 a Atlas Copco, classificada como uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e éticas do mundo, comemora 140 anos de crescimento lucrativo. No início a empresa fazia produtos para estradas de ferro, mas o “core business” da Atlas Copco remonta aos primeiros anos do século XX quando foram fabricadas os primeiros compressores, ferramentas e perfuratrizes. Hoje, o Grupo Atlas Copco tem posições de líder mundial nestas áreas e muitas outras. A Atlas Copco oferece suporte a clientes em 180 países, com operações próprias em 90 deles. Leia a história da empresa que acredita que “Há sempre uma maneira melhor” em.