Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Vinte compressores de alto desempenho elevam a segurança e a eficiência nas minas de carvão de Dalkia

Vinte compressores de alto desempenho elevam a segurança e a eficiência nas minas de carvão de Dalkia

2012-06-29

Antuérpia, 29 de junho de 2012. A Dalkia Industry CZ a.s. concluiu recentemente um processo de vários anos de reposição de seus equipamentos de ar comprimido com a mais moderna tecnologia da Atlas Copco. O sistema de ar comprimido modernizado oferece maior segurança, baixo consumo de energia, além de um sofisticado sistema de controle, recurso de recuperação de energia e baixa manutenção.

Dalkia
Em 2005, quando a Dalkia Industry CZ substituiu o primeiro turbocompressor em uma de suas minas, essa ação literalmente iniciou uma avalanche. "Em apenas seis anos, as máquinas da Atlas Copco substituíram os antigos turbocompressores em todas as nove minas ativas da Dalkia", afirmou Francesco Pinna, gerente geral da Atlas Copco Compressores, República Tcheca. O vigésimo e último compressor foi colocado em operação recentemente. A Atlas Copco entregou o equipamento como pacotes integrados e completos, com todos os componentes, sistemas de tubulações internas e conexões. Anualmente, a Dalkia produz 2,4 bilhões de metros cúbicos de ar comprimido para os trabalhadores da minas.

W"O principal requisito é uma produção grande e estável, uma pressão de 4 a 4,5 bar a uma temperatura abaixo de 60 °C", afirma Laurent Tupinier, CEO da Dalkia Industry CZ, completando: "Para os trabalhos nos túneis das minas, o ar comprimido é absolutamente essencial por razões operacionais e de segurança".

Baixo custo, menos emissões

Todas as unidades, tipo ZH 10000 e ZH 15000, são resfriadas a água, possuem compressores de ar centrífugo em dois estágios e são conectadas a controladores centrais que, se necessário, alternam a operação de cada compressor e monitoram toda a estação do compressor. Isso garante que os compressores produzam apenas o volume realmente necessário e que períodos de funcionamento desnecessários sejam evitados. Os resultados são emissões de CO2 mais baixas e grande economia nos custos de energia. Graças ao sistema de recuperação de energia, a água de resfriamento dos compressores aquece a água usada nos chuveiros dos trabalhadores das minas, o que reduz os custos de energia ainda mais.

De acordo com a Dalkia, os novos equipamentos minimizam o tempo de manutenção, pois os antigos equipamentos necessitavam de atenção constante. Hoje, os compressores só precisam ser inspecionados uma ou duas vezes a cada turno, o que demora apenas alguns minutos.

Ar comprimido: o meio mais seguro

As máquinas da Atlas Copco oferecem suporte aos trabalhadores das minas a uma distância de até um quilômetro abaixo da superfície. Durante a construção de túneis de passagem pelos quais o ar não pode atravessar, tubos de ventilação são necessários para extrair não apenas o ar usado, mas também o que houver de gás metano. O ar comprimido é o meio de propulsão mais seguro para ventiladores. Além dos ventiladores, nas operações das minas, outros equipamentos usam ar comprimido, como máquinas de perfuração, portões de transporte, rompedores hidráulicos, ferramentas de mão e muito mais.

Faça download da seguinte ilustração em:
http://multimedia.atlascopco.com/sharesearchentry.jspx?q=ac0048753

Sobre a Dalkia

A Dalkia Industry CZ a.s. é um dos mais importantes grupos de energia da República Tcheca, opera desde 1991 e tem, gradualmente, se posicionado como produtor e distribuidor líder de aquecimento e energia elétrica para o mercado tcheco. Atualmente, o grupo Dalkia emprega, na República Tcheca, quase 2.500 pessoas e é composto por oito empresas: Dalkia Czech Republic, Dalkia Kolín, Dalkia Mariánské Lázně, Olterm&TD Olomouc, AmpluServis, e desde 2010, também a Dalkia Industry CZ (ex-NWR Energy), incluindo suas duas empresas, a Dalkia Commodities CZ (ex-CZECH-KARBON) e a Dalkia Powerline (ex-NWR Energetyka Polska). Para a Dalkia, a Dalkia Industry CZ funciona como padrão mundial na indústria de mineração, pois ela fornece e distribui energia elétrica e produz água aquecida e ar comprimido para extração de carvão nas minas que pertencem à OKD, a maior empresa mineradora da República Tcheca. Outros clientes da Dalkia Industry CZ incluem entidades do setor público.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com sede em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros). Saiba mais no site www.atlascopco.com.

A Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar isentos de óleo para diferentes indústrias em todo o mundo nas quais a qualidade do ar é vital e também compressores lubrificados para aplicações menos críticas. A divisão concentra-se em sistemas de otimização e soluções para um ar de qualidade de forma a aumentar ainda mais a produtividade dos clientes. A sede da divisão se encontra em Xangai com os principais centros de produção na Bélgica, China, Índia e Brasil.