Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Companhia Brasileira de Bentonita reduz custos com compressor de ar de velocidade variável

Companhia Brasileira de Bentonita reduz custos com compressor de ar de velocidade variável

2013-03-20

A CBB – Companhia Brasileira de Bentonita – é o mais moderno parque industrial de bentonita sódica ativada da América Latina. Situada em Vitória da Conquista (BA), a qualidade de seu mineral é comparável e, em alguns casos, superior ao observado em argilas comerciais utilizadas como referência: americanas, europeias, brasileiras e indianas.

Atlas Copco Brazil - CBB installation
Com uma linha de produção totalmente automatizada e capacidade instalada para produção de 100.000 ton/ano, a CBB tem minério suficiente para 40 anos de operação.

Em seu processo produtivo, cerca de 40% do consumo de ar comprimido é utilizado para alimentar os filtros de manga - equipamentos essenciais no beneficiamento da bentonita, utilizado na coleta do pó mineral. O restante é aplicado em vários outros processos da mineradora, tais como mangueiras de descarga, embreagens, ensacadeiras, esteiras de transporte, limpeza etc.

Como essas operações não são contínuas, a CBB utilizava quatro compressores de ar diferentes para atender diferentes necessidades. Chegou o momento, entretanto, em que se fazia necessário substituir esses equipamentos. Os compressores originais eram da antiga tecnologia de pistão e exigiam muitas intervenções de manutenção, elevando seu custo operacional. Com a implantação de um compressor de ar de parafuso com a tecnologia VSD (Variable Speed Drive – ou Acionamento de Velocidade Variável), a CBB obteve dupla vantagem: conseguiu suprir todas suas necessidades com um único equipamento e reduziu o número de paradas e de manutenções.

Um compressor de ar de parafuso, modelo GA37 VSD FF da Atlas Copco, atende hoje às demandas flutuantes de vários processos da CBB com grande economia de energia, variando a produção de ar comprimido em função do volume necessário em cada momento, e assim consumindo a eletricidade conforme necessário.

Estimamos obter uma significativa economia anual com o uso desta solução somente em relação ao consumo de energia. Sem falar dos custos de manutenção que são reduzidos em duas frentes – usamos um compressor ao invés de vários e ele se desgasta menos pois trabalha de modo proporcional à demanda de ar comprimido, ao contrário de outras tecnologias que operam continuamente”, afirma Roberto Lazzari – diretor da CBB.

Segundo Lazzari, vários fatores influenciaram na escolha do equipamento da Atlas Copco. Um dos destaques é o projeto integrado de secador e filtros. No GA37 VSD FF, a última sigla significa “Full Feature” ou “Pacote Completo”. O sistema já vem com todos os componentes essenciais para um ar de qualidade, com baixa contaminação por óleo e ar seco, que evita o desgaste prematuro das tubulações e equipamentos alimentados pelo ar comprimido. A instalação é mais simples e rápida e o custo de mão de obra e insumos é muito menor do que o necessário para instalar um secador e filtros à parte. Tudo opera de modo mais eficiente, demandando menos manutenção.

Também ficamos confortáveis e seguros com o bom atendimento do executivo de vendas da Atlas Copco em Salvador, com a possibilidade de financiar o equipamento pelo FINAME e pelo fato do equipamento ser produzido no Brasil, o que facilita o acesso a peças de reposição” – completa o diretor da CBB.

O encarregado de manutenção elétrica na CBB, Renan Sampaio, confirma a satisfação da empresa com a tecnologia implantada:
 
A IHM (Interface Homem-Máquina, ou painel de controle) desse equipamento é muito simples de operar e torna mais fácil a verificação de parâmetros e valores medidos por seus sensores. Ele possui alarmes que nos avisam quando deverão ser feitas manutenções preventivas de acordo com o horímetro do compressor. E hoje posso até dizer que a água na linha é praticamente zero. Isso melhorou, e muito, a eficiência dos equipamentos instalados na planta, dentre os quais os filtros de mangas” – diz Renan.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90.5 bilhões de coroas suecas (10.5 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.