Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlas Copco Tools and Assembly Systems abre museu de ferramentas

Atlas Copco Tools and Assembly Systems abre museu de ferramentas

2007-07-02

No final do mês de maio, a Atlas Copco abriu seu novo museu de ferramentas em Estocolmo. Lá está exposta uma coleção única, composta por mais de cem ferramentas, a maior parte das quais foi obtida por um vendedor de ferramentas da Atlas Copco na Dinamarca durante toda a sua vida funcional. O museu mostra o desenvolvimento das ferramentas pneumáticas ao longo de mais de um século e das ferramentas elétricas durante os últimos 20 anos.

Museum_502903.tif
Até os anos 80, o foco eram as ferramentas pneumáticas. Em 1985, a Atlas Copco introduziu a primeira chave de fenda elétrica e teve início o desenvolvimento de ferramentas fixas manuais. Os engenheiros se interessarão pela seção de desenvolvimento de tecnologia, que abrange motores de ferramentas, transformadores e controladores.

Pioneiros em engenharia humana

A seção de ergonomia mostra como, nos anos 50, a Atlas Copco começou a enfocar intensivamente a saúde e a segurança do operador em relação ao desenho de ferramentas. 
Chamada de engenharia humana, ela começou com um projeto de cabo de perfuradora conduzido pelo engenheiro Rune Zernell. Esse projeto resultou no conhecido cabo LBB 33 ainda em uso hoje. Os modelos em argila usados por Rune para testar protótipos de cabos estão em exibição no museu. Outras peças mostram os contínuos esforços ao longo dos anos para reduzir o tamanho, o peso, o ruído e a vibração das ferramentas, sempre mantendo a velocidade e a precisão. 
O projeto de ferramentas ergonômicas é hoje um fundamento da filosofia de negócios da Atlas Copco e nossa empresa já publicou vários livros sobre o assunto.

Broca de dentista acionada a turbina!

Museum_502898.jpg
A ferramenta mais antiga da coleção é um martelo de rebitagem a quente pneumático fabricado em 1898. Um item incomum é a primeira broca de dentista acionada a turbina, a Dentalair, lançada em 1957. Ela era extremamente eficiente a uma faixa de rotação de 500 a 100.000 rpm.
O museu conduz o visitante também ao século 21 – a idade da computação e da comunicação baseada na Web. Sistemas de controle e monitoramento digital com avançado software de processamento controlam as ferramentas em muitas operações de montagem em todo o mundo.
Os investimentos contínuos no desenvolvimento de ferramentas geraram dividendos para a Atlas Copco. Hoje, nossa empresa é a líder do mercado e da tecnologia, fornecendo uma enorme variedade de ferramentas a operações de fabricação de todos os tipos em todo o mundo, nas quais possibilidade de rastreamento, operação à prova de erro e produção enxuta são fatores-chave.
O museu está aberto a clientes e fornecedores.

Para obter mais informações, entre em contato com:


Divisão Atlas Copco Tools and Assembly Systems General Industry

A Atlas Copco Tools and Assembly Systems General Industry é uma divisão da área de negócios Industrial Technique que comercializa ferramentas portáteis elétricas e pneumáticas, sistemas de montagem, softwares e serviços para clientes em todo o mundo nas áreas de engenharia geral, aeroespacial, eletrodomésticos e eletrônicos de consumo, transporte, equipamentos de alimentação e energia. A divisão tem sede em Estocolmo, na Suécia.