Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Caminhão rebaixado MT6020 da Atlas Copco continua quebrando recordes de produtividade

Caminhão rebaixado MT6020 da Atlas Copco continua quebrando recordes de produtividade

2011-12-07

Com os custos de transporte subterrâneo representando um dos itens mais importantes no balanço das mineradoras, o Caminhão rebaixado MT6020 da Atlas Copco se destaca como campeão de produtividade.

Minetruck MT6020

O Caminhão rebaixado MT6020 da Atlas Copco combina a potência e a força necessárias para transporte subterrâneo em larga escala e ainda é compacto e robusto o suficiente para vencer os desafios em rampas em minas subterrâneas de todo o mundo.


A eficiência em transporte subterrâneo é uma das partes mais complicadas da mineração subterrânea. Os caminhões precisam ser potentes o suficiente para suportar cargas pesadas por longos períodos e, frequentemente, por grandes distâncias, e ainda serem compactos e robustos para acessar as rampas mais difíceis.
 
O Caminhão rebaixado MT6020 da Atlas Copco atende às duas necessidades e continua a quebrar os recordes de produtividade e custo-benefício.
 
Esse sucesso deve-se principalmente à carga útil de 60 toneladas do veículo, à sua facilidade de manutenção e à sua cabine ergonômica do operador, que recebeu um revestimento extra forte e altamente durável, pesando aproximadamente 1,5 tonelada.
 
O Caminhão rebaixado MT6020 foi lançado em 2008, dando às minas a oportunidade única de aumentar a tonelada-quilômetro por hora (tkm/h) e também diminuir os custos por meio da redução de suas frotas.
 
Esses benefícios foram conquistados rapidamente, principalmente na Austrália, onde a empreiteira de mineração ACM (Australian Contract Mining) recentemente recebeu o 100º o MT6020 do país. “Nós expandimos nossa frota de caminhões MT6020 da Atlas Copco porque ele é, com ampla margem, o caminhão subterrâneo mais produtivo disponível hoje”, diz Brian Rodan, Diretor gerente da ACM.
 
Stuart Tonkin, Diretor executivo da Barminco, que opera a maior frota de MT6020 na Austrália e na África, também notou ganhos significativos. Ele diz: “A redução do tamanho e dos quilowatts da frota permitiu uma economia importante nos mercados atuais. O MT6020 é outro passo em direção ao desenvolvimento de caminhões subterrâneos articulados e está sendo adotado pelo setor”.
 
 
A Atlas Copco confirma o sucesso contínuo do caminhão na Austrália e diz que sua confiabilidade e seu desempenho fizeram do caminhão de 60 toneladas o líder em sua categoria.
 
O gerente da linha corporativa Matt Cobham explica: “Nós vendemos caminhões de 60 toneladas igualmente para empreiteiras e mineradoras e acreditamos que o MT6020 é hoje em dia claramente a primeira opção. Sessenta caminhões serão entregues aos clientes australianos em 2011 e mais da metade deles substituirão outros caminhões em locais de mineração.
 
“Também atualizamos todo o trem de força do MT5000 original – eixos, caixa inferior e superior, transmissão e motor. Nosso Caminhão rebaixado MT6020 mais antigo, que está em funcionamento nas minas de outro de Stawell, em Victoria, acumulou mais de 25.000 horas até hoje e ainda está a pleno vapor.”
 
Capaz de realizar transportes subterrâneos a 11 km/h em uma rampa com gradiente de 15% (um cenário típico para uma grande mina subterrânea), o MT6020 é tão rápido quanto caminhões com classificações de carga útil menores, mas com tonelagem 20% maior. E, apesar de sua capacidade de 60 toneladas, ele não requer dimensões de escavação maiores.
 
Entre as atualizações planejadas para 2012, está a instalação de um motor Cummins Nível 2, que proporciona emissões extremamente baixas, além de redução significativa de ruídos. De acordo com Matt Cobham, essa atualização será ainda mais importante, pois as maiores minas subterrâneas são cada vez mais profundas e lutam com a eficiência em ventilação e os custos mais altos com energia.
 
O Caminhão rebaixado MT6020 é fabricado em Kvarntorp, Suécia.

 
Resumo do Caminhão rebaixado MT6020
  • Carga útil: 60 toneladas
  • Comprimento: 11.227 mm. Largura: 3.440 mm. Altura: 3.170 a 3.470 mm
  • Tamanho dos pneus: 35/65R33
  • Motor: Cummins QSK 19-C760 HP
  • Suspensão do eixo dianteiro
  • Velocidade máxima (com carga total): 36 km/h
  • Torque máximo em 1.300 rpm: 3.084 Nm
  • Cabine do operador com ar condicionado
  • Capacidade do tanque de combustível: 844 litros
  • Consumo de combustível 67 litros /h
  • Certificação ISO para ROPS/FOPS
  • Raio de curva: 44° 
Mais informações e especificações técnicas estão disponíveis neste link:
http://www.atlascopco.com.au/auus/products/navigationbyproduct/ProductGroup.aspx?id=1401362
 

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas CopcoUnderground Rock Excavation é uma divisão da área de negócios Mining and Rock Excavation Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa uma vasta gama de equipamentos de escavação subterrânea e mineração para várias aplicações subterrâneas em todo o mundo. A divisão concentra-se fortemente no design inovador de produtos e sistemas de suporte pós-venda, proporcionando valor agregado para o cliente. A sede da divisão e o principal centro de produção estão localizados em Örebro, na Suécia.