Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlas Copco publica a segunda edição do livro Power Tools Ergonomics (Ergonomia de Ferramentas Elétricas)

Atlas Copco publica a segunda edição do livro Power Tools Ergonomics (Ergonomia de Ferramentas Elétricas)

2007-06-29

“Ao optar por uma ferramenta elétrica portátil, você exerce influência não apenas na tarefa a ser executada, mas também na situação de trabalho do operador e em todo o ambiente de trabalho. Combinados, esses fatores têm grande importância na saúde, segurança e produtividade do profissional”. Esse é o tema central da segunda edição do Power Tool Ergonomics (Ergonomia de Ferramentas Elétricas), um livro que avalia ferramentas elétricas sob o ponto de vista ergonômico, publicado pela Atlas Copco.

Ergonomi boken
A primeira edição do Power Tool Ergonomics foi escrita pelo ergonomista Bo Lindqvist e publicada pela Atlas Copco em janeiro de 1997. O livro foi bem recebido pelas empresas fabricantes de automóveis e por outros grandes fabricantes da Europa e dos Estados Unidos.

Segunda edição revisada

Publicada neste mês, a segunda edição de Power Tool Ergonomics (Ergonomia de Ferramentas Elétricas) foi revisada e atualizada por Lars Skogsberg, Gerente do Setor de Ergonomia de Produtos da Atlas Copco Tools and Assembly Systems.
“O método de avaliação desenvolvido por Bo Lindqvist e apresentado neste livro representa uma contribuição significativa para a ciência da ergonomia de ferramentas elétricas”, declarou Lars Skogsberg. “Ao que me consta, este é o primeiro livro que aborda toda a gama de fatores ergonômicos relacionados a ferramentas elétricas e ao seu uso no local de trabalho.” 
Além de analisar o design físico dos principais tipos de ferramentas elétricas sob o ponto de vista ergonômico, o livro Power Tool Ergonomics examina os fatores causadores de fadiga no operador, incluindo vibração, ruído, poeira e óleo. Examina também os vários tipos de estações de trabalho e a relação entre a ergonomia do design da estação de trabalho e os aspectos econômicos da unidade de produção. 
No decorrer do livro, um exemplo de cada um dos principais tipos de ferramentas elétricas e a importância dos fatores ergonômicos são apresentados em um diagrama para cada ferramenta. Também é apresentada uma avaliação de cada um desses fatores.
Abrangendo quatro componentes principais, a Tecnologia Avançada de Aperto da Atlas Copco foi criada para reduzir custos e tempos de execução em todo o ciclo de desenvolvimento de produtos.

Ferramenta valiosa para ergonomistas

Lars Skogsberg enfatiza que, oferecendo esta ampla gama de informações, o livro é uma valiosa ferramenta de referência para ergonomistas. “As operações de fabricação estão retornando à linha de produção, e cada vez mais os ergonomistas estão fazendo parte do estágio inicial do projeto. Em vez de solucionar problemas à medida que aparecem, a função do ergonomista é geralmente preventiva. Eles são consultados a respeito do design da estação de trabalho, da escolha de ferramentas e do planejamento de operações individuais na linha de produção.”
Com a ajuda de ergonomistas, gerentes de fábricas são capazes de calcular a rentabilidade que pode ser alcançada com o aprimoramento dos aspectos ergonômicos e das condições de trabalho. Alguns elementos significativos incluem: ferramentas e estações de trabalho projetadas ergonomicamente, redução de tarefas repetitivas, postura correta na linha de produção e condições de trabalho saudáveis na fábrica.
Lars Skogsberg: “O objetivo é eliminar fatores que possam contribuir para a diminuição da produtividade individual e da qualidade. Como resultado, os custos relacionados à qualidade, como rejeições e má impressão do cliente, são reduzidos. Da mesma forma, a prevenção de ferimentos e distúrbios relacionados ao trabalho elimina despesas com licenças médicas, reabilitação e treinamento de substitutos.”
A produtividade começa com as pessoas e está intimamente relacionada às suas condições de trabalho, saúde e segurança. O livro Power Tool Ergonomics é uma referência valiosa para gerentes de fábrica e de produção, abrangendo uma variedade de operações de fabricação.
Entre em contato com o representante local da Atlas Copco Tools and Assembly Systems para obter um exemplar do livro.

Para obter mais informações, entre em contato com:

  • Lars Skogsberg, Gerente do Setor de Ergonomia de Produtos da Atlas Copco Tools and Assembly Systems
    Telefone:  + 46 8 743 9357
    E-mail: lars.skogsberg@se.atlascopco.com
  • Inger Brahme, Gerente de Comunicações da Atlas Copco Tools and Assembly Systems
    Telefone: + 46 8 743 9574
    E-mail: inger.brahme@se.atlascopco.com   


Divisão Atlas Copco Tools and Assembly Systems General Industry

A Atlas Copco Tools and Assembly Systems General Industry é uma divisão da área de negócios Industrial Technique que comercializa ferramentas portáteis elétricas e pneumáticas, sistemas de montagem, softwares e serviços para clientes em todo o mundo nas áreas de engenharia geral, aeroespacial, eletrodomésticos e eletrônicos de consumo, transporte, equipamentos de alimentação e energia. A divisão tem sede em Estocolmo, na Suécia.