Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Soluções de ar comprimido da Atlas Copco reduzem consumo de energia da maior fabricante russa de caminhões em 30%

Soluções de ar comprimido da Atlas Copco reduzem consumo de energia da maior fabricante russa de caminhões em 30%

2012-03-30

KAMAZ, a maior fabricante de caminhões da Federação Russa, conseguiu 30% de economia do consumo de energia anual em todas as suas fábricas usando um conceito avançado de da Atlas Copco. Com a instalação de equipamentos novos de ar comprimido, a KAMAZ conseguiu uma economia com os custos do consumo de energia em mais de 200 milhões de rublos (5,2 milhões de euros) em 2012.

Kamaz e Atlas Copco celebram o contrato em evento - 28 de março - Rússia

Dir. para a esq.: Stephan Kuhn, Presidente da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco; Alexander Zhdanov, Diretor Geral, Kamaz Energo; Jan Kougl, Gerente Geral da Compressor Technique, ZAO Atlas Copco


No dia 28 de março, além da inauguração de uma nova sala de compressor, a KAMAZ assinou um contrato de prestação de serviços e responsabilidade total de cinco anos que garante o máximo em matéria de tempo de atividade do equipamento e cobertura total das unidades de ar comprimido, inclusive todos seus componentes.

Na cerimônia de inauguração da fábrica de fundição da KAMAZ em Naberezhnye Chelny, Stephan Kuhn, Presidente da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco, declarou: "Se trata da instalação de compressor mais moderna e eficiente, um marco em matéria de inovação e eficiência no consumo de energia. Juntos conseguimos atender a todas as expectativas com relação a consumo de energia e ganhos na eficiência." 

"As soluções com consumo de energia otimizado são muito importantes para qualquer empresa que almeja ser um grande player no cenário global do seu setor", disse S. A. Kogogin, Diretor Geral da KAMAZ. "Cada inovação precisa não somente aprimorar a qualidade do produto, mas também ser de qualidade superior em si mesma. A KAMAZ também prefere trabalhar com as maiores e melhores marcas na hora de escolher seus parceiros de negócios. É com muito orgulho que trabalhamos com a Atlas Copco."

Grupo no evento de RP da Kamaz - 28 de março - Rússia

Dir. para a esq.: Yuriy Bezymenniy, Chefe do Departamento de Energia da Fábrica de Fundição da KAMAZ; Oleg Cherepanov, Diretor Suplente da Kamaz Energo; Jan Kougl, Gerente Geral, Compressor Technique, ZAO Atlas Copco; Alexander Zhdanov, Diretor Geral, Kamaz Energo; Stephan Kuhn, Presidente da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco; Leonid Luzgin, Diretor Geral da Fábrica de Fundição da KAMAZ


Conceito de economia de energia desenvolvido pela Atlas Copco
Após avaliação dos sistemas que existiam na KAMAZ, a Atlas Copco apresentou um conceito elaborado em dois estágios que envolvia a descentralização do sistema de fornecimento de ar comprimido. Em 2008 a KAMAZ assinou o primeiro contrato com a Atlas Copco. 
"O resultado foi melhor do que o esperado", disse Jan Kougl, Gerente Geral, Compressor Technique da Atlas Copco, Rússia. "A KAMAZ conseguiu tirar de serviço cinco compressores centrífugos com um consumo de energia total de 16.000 kW".

O contrato do segundo estágio foi assinado em novembro de 2010, e incluiu 21 compressores de ar centrífugos da série ZH, 20 secadores refrigerantes FD e vários compressores de parafuso com injeção de óleo GA 250FF. A entrega e a instalação ocorreram em março de 2012.

Sobre o KAMAZ Group
Com mais de 55.000 caminhões saindo das suas linhas de produção por ano e mais de 2 milhões de caminhões produtos até hoje, a KAMAZ está entre as maiores fabricantes de caminhões pesados do mundo. O KAMAZ Group conta com 14 fábricas na Rússia, a maioria em Tartaristão, e emprega cerca de 70.000 profissionais. Além dos caminhões, a KAMAZ produz trailers, ônibus, tratores, motores, unidades de energia e ferramentas.

caminhão da Kamaz
 
Os veículos da Kamaz são reconhecidos pela sua resistência e confiabilidade extremas, um fato que já foi comprovado diversas vezes graças ao sucesso em muitas competições de rally famosas, como o Paris-Dakar, por exemplo.



 
A espinha dorsal do projeto de consumo eficiente de energia da Kamaz estava nos compressores de ar centrífugos da série ZH, nos secadores refrigerantes FD e nos diversos compressores de parafuso com injeção de óleo GA da Atlas Copco, que viabilizaram uma redução de 30% no consumo de energia.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com sede em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros). Saiba mais no site www.atlascopco.com.