Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Mineração sem detonação alcança os níveis de produção desejados na Letónia

Mineração sem detonação alcança os níveis de produção desejados na Letónia

2014-08-20

A Knauf Latvia produz materiais de construção em Sauriesi, próxima de Riga, capital da Letónia. A principal fonte de matéria prima é uma pedreira de gipsita há alguns quilômetros de distância, e detonação era usada como o principal método de mineração. Para diminuir os impactos da detonação no ambiente ao redor da pedreira para suas operações de mineração, a empresa agora está usando uma escavadeira equipada com o rompedor HB 7000 DP da Atlas Copco. Apesar de nova para os operadores, a mineração sem detonação se tornou o método principal no local e a produção diária da unidade do rompedor já alcançou o nível desejado.

HB 7000 DP

A mineração sem detonação é uma cadeia de logística na qual todos os elos devem se encaixar.


No início, a escavação era realizada através de perfuração e detonação. Porém, para diminuir o impacto das detonações no ambiente, a Knauf começou ver a mineração sem detonação como uma alternativa. A empresa investiu em uma escavadeira Liebherr R974 equipada com um rompedor HB 7000 DP da Atlas Copco e a unidade iniciou a produção no fim de janeiro.

Partida para a produção

Originalmente, o rompedor deveria oferecer suporte para a produção na pedreira e ser usado em áreas próximas das fronteiras de depósitos e residentes. Após as experiências dos primeiros três meses, a mineração sem detonação se tornou o método principal. A unidade do rompedor opera em dois turnos de cerca de 15 horas por dia.

Meta de 1.100 toneladas por dia alcançada

Mineração seletiva

Pedras quebradiças em uma camada fina são ideais para a mineração sem detonação.


A geração mais recente de rompedores pesados da Atlas Copco requer menos entrada hidráulica da carreta enquanto mantém o máximo desempenho de impacto. Na pedreira de gipsita da Knauf, a produção média da escavadeira com o rompedor HB 7000 DP já alcançou a meta de cerca de 1.100 toneladas por dia.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentáveis. O Grupo proporciona a clientes compressores inovadores, soluções de vácuo, sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. Fundada em 1873, está sediada em Estocolmo, Suécia, e possui um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco faturou 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e possuía mais de 40.000 funcionários.

A Atlas Copco Construction Tools é uma divisão da área de negócios Construction Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos de perfuração de petróleo, pneumáticos e hidráulicos para demolição, reciclagem, compactação, perfuração de rochas e aplicação de concreto. Os produtos são comercializados e vendidos sob diversas marcas por meio de uma organização mundial de serviços e vendas. A divisão tem sede em Essen, na Alemanha, com unidades de produção na Europa, na África e na Ásia.