Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Compressores isentos de óleo da Atlas Copco fornecem ar com economia de energia para uma importante fábrica de alumínio

Compressores isentos de óleo da Atlas Copco fornecem ar com economia de energia para uma importante fábrica de alumínio

2014-08-06

A Henan Wanji Aluminum Co., Ltd. utiliza 10 compressores centrífugos isentos de óleo da Atlas Copco (cinco unidades ZH 15000 e cinco unidades ZH 10000) em sua fábrica de fundição. Projetados para oferecer confiabilidade e economia de energia nos ambientes mais exigentes, os compressores ZH da Atlas Copco são usados em toda a fábrica, fornecendo ar de qualidade excelente para uma série de funções da fábrica.

Atlas Copco China - Wanji Aluminum

Os compressores ZH 15000 produzem 300 m3/min de fluxo a 0,85 MPa e os compressores ZH 10000 produzem 200 m3/min de fluxo a 0,85 MPa


Criada em 2005, a Henan Wanji Aluminum Co., Ltd. (Wanji Aluminum) é uma das maiores fundições de alumínio da China. A empresa utiliza o método Hall-Heroult para processar a alumina, que é separada em componentes do metal alumínio e do gás oxigênio via redução por eletrólise. A fábrica possui duas linhas de produção de alumínio eletrolítico com uma capacidade de produção total de 650.000 toneladas por ano.

O ar comprimido é usado amplamente em toda a fábrica da Wanji Aluminum para processos como o transporte de alumina para o silo e do silo para a linha de cubas, produção de ânodo de carbono, instrumentação por ar e transporte pneumático de partículas recicladas. Para atender aos seus requisitos de ar comprimido, a Wanji Aluminum utiliza cinco compressores centrífugos ZH 15000 e cinco ZH 10000 isentos de óleo.

“Os compressores centrífugos ZH da Atlas Copco são equipados para garantir qualidade e confiabilidade os processos do cliente que demandam grandes volumes de ar”, comentou o Sr. Sunghwan Kim, Gerente de Produtos na divisão Oil-free Air da Atlas Copco.

Compressores centrífugos ZH são projetados para fornecer um período máximo de atividade/mínimo de manutenção com economia de energia. Impulsores fresados fabricados em aço inoxidável 15-5 PH passam por um teste de rotação a 115% da velocidade nominal, o que garante a ausência de defeitos. Os mancais flexíveis com geometria variável, os retentores de carbono para vedação, o retentor de óleo em labirinto, as engrenagens AGMA Classe A4 e os resfriadores em aço inoxidável contribuem para um desempenho sem complicações e longa vida útil. A caixa de engrenagens dividida horizontalmente permite acesso rápido e fácil para a manutenção preventiva e inspeção.

A energia é responsável por um terço dos gastos com a produção de alumínio. Assim, é possível economizar uma quantidade significativa de energia durante a seleção inicial de um sistema de ar comprimido. A maior parte dos componentes no compressor ZH é projetada especificamente para otimizar a economia de energia, e toda a unidade é avaliada de acordo com a ASME PTC10. A unidade do núcleo turbo isenta de óleo oferece a combinação ideal de alto fluxo com baixo consumo de energia. O amplo sistema de refrigeração, as baixas quedas de pressão e um dreno de acionamento eficiente resultam em alta eficiência do pacote do compressor.

No setor de produção de alumínio, o ar comprimido é usado para o transporte pneumático de pó de alumínio bruto. A contaminação por óleo pode causar defeitos de qualidade e obstrução do tubo, além de representar risco de incêndio. Os compressores ZH oferecem ar limpo e 100% puro em conformidade com a certificação ISO 8573-1 CLASSE 0 (2010).

“Na produção, usamos uma grande quantidade de ar comprimido para criação de instrumentos e transporte de matéria prima. Para reduzir os custos de produção e aprimorar a qualidade do produto final, escolhemos compressores eficientes e confiáveis”, disse o Sr. Bai Xiao Jun, Gerente de Processos na Wanji Aluminum. “A Atlas Copco é um fornecedor qualificado e seu equipamento de compressão de ar mostrou excelente desempenho e alta estabilidade desde que começamos a utilizá-lo, sendo a razão principal da nossa escolha.”

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, economia de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar e gás com injeção de óleo e isentos de óleo associados a sistemas de tratamento de ar e gás. A divisão se concentra em soluções sustentáveis para todos os setores onde a qualidade do gás é essencial para os processos de produção. A sede da divisão está localizada em Xangai, na China, e os centros de produção se encontram em Antuérpia, na Bélgica; Wuxi, na China; Pune, na Índia e em São Paulo, no Brasil.