Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Compressor da Atlas Copco fornece ar de qualidade com custos de energia menores

Compressor da Atlas Copco fornece ar de qualidade com custos de energia menores

2014-08-08

Wilrijk, Bélgica. agosto de 2014: quando chegou a hora da Chemson Pacific substituir seu antigo compressor Atlas Copco ZR 132, a empresa escolheu o compressor novo e maior ZR 160, com acionamento de velocidade variável, reduzindo imediatamente seus gastos com energia.

compressor ZT 160 VSD FF

David Chin, gerente de fabricação na Chemson


Localizada em Sydney, na Austrália, a Chemson Pacific faz parte de uma empresa multinacional que fabrica aditivos químicos e estabilizadores para o setor de PVC. O ar comprimido é usado em toda a fábrica da empresa. Transportadores pneumáticos movem pós químicos pela planta, do ponto de adição de matéria prima até o empacotamento do produto final.

“A qualidade do ar é essencial,” explicou David Chin, gerente de fabricação na Chemson Pacific. “Não queremos nenhum óleo em nossos produtos, e é imperativo que o ar esteja limpo e extremamente seco o tempo todo.”

Durante 15 anos, a Chemson Pacific usou um compressor Atlas Copco ZR 132 em sua instalação e nunca sofreu qualquer paralisação não programada. Quando chegou a hora de substituir a unidade, a Chemson escolheu o compressor ZR160 VSD FF.

A decisão de permanecer com a Atlas Copco foi muito fácil

O ZR 160 VSD FF é uma máquina repleta de recursos que integram o secador e o acionamento de velocidade variável (VSD) em um pacote compacto que oferece ar de alta qualidade com o menor custo. A adsorção de IMT elimina a umidade antes que ela entre na rede de ar, garantindo um processo confiável e um produto final impecável. Nenhuma energia externa é necessária para secar o ar, o que resulta em economia adicional. 

O recurso de acionamento de velocidade variável (VSD) corresponde de forma precisa à saída do compressor para a demanda de ar, de forma contínua e automática. Perdas de descarga são reduzidas ao mínimo, e as perdas de transição de carga/sem carga são eliminadas. Compressores com VSD também consomem uma média de 35% a menos de energia do que os compressores de velocidade fixa dimensionados para a mesma aplicação. 

“A maior parte dos gastos com energia da Chemson Pacific estão relacionados ao uso de ar comprimido e, apesar da máquina estar em operação há alguns meses, o cliente está vendo uma economia de energia significativa de 10-15%, mesmo a tendo capacidade maior que a do modelo anterior,” disse Stephen Climpson, engenheiro de vendas da Atlas Copco. 

“Obviamente, fizemos nossa lição de casa sobre os concorrentes da Atlas Copco, mas percebemos que seria melhor continuar com uma empresa com a qual estamos felizes e conhecemos,” acrescentou David Chin. “Além disso, o serviço tem sido excelente. Então, a decisão de permanecer com o equipamento da Atlas Copco foi muito fácil.”

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.