Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Bombas de vácuo usam um terço de energia a menos em fábrica de processamento de carne

Bombas de vácuo usam um terço de energia a menos em fábrica de processamento de carne

2014-08-06

Wilrijk, Bélgica, agosto de 2014: A Atlas Copco trabalhou com a equipe em uma grande empresa de processamento avícola para desenvolver uma solução de fornecimento de vácuo personalizada que pudesse extrair grandes volumes de miúdos de forma eficiente e econômica. As três novas bombas de vácuo GV 1200 da Atlas Copco não apenas aprimoraram a qualidade do produto final, mas também usaram aproximadamente um terço de energia a menos do que sistemas convencionais.

bombas de vácuo GV 1200
Quando um grande abatedouro de aves no norte da Alemanha começou a planejar duas novas linhas de produção, buscavam uma solução que melhorasse o processo de extração de miúdos, diminuísse a quantidade de manuseio, e garantisse uma aparência fresca do produto no fim do processo de produção. A empresa, que abate cerca de meio milhão de frangos por semana, não estava satisfeita com os sistemas de vácuo convencionais. Sistemas de vácuo de um abatedouro tradicional normalmente enchem um funil e bombeiam o conteúdo para fora com uma força de pressão baixa. O produto é então transportado através de uma rede de tubulação em alta velocidade. Esse processo gera calor, o que cozinha ligeiramente a carne do frango, fazendo com que ela não pareça fresca. A segunda desvantagem desse sistema é que a operação intermitente da bomba usa muita energia e exerce muita pressão na máquina.

Manuseio do produto com cuidado

Trabalhando com os especialistas de ar comprimido e vácuo da Atlas Copco, a empresa foi capaz de desenvolver um novo sistema de extração para sua linha de produção. As três bombas de vácuo GV 1200 retiram cuidadosamente os miúdos quase que continuamente, ao invés de forma intermitente como antes. Os ciclones, cônicos na parte inferior e projetados especificamente para esse processo, garantem a extração dos miúdos com o mínimo de consumo de energia. Como o volume de miúdos transportados é sempre pequeno, um nível de vácuo relativamente pequeno é necessário.

Ruído reduzido, economia de energia aumentada

As bombas de vácuo de parafuso rotativo com vedação a óleo de forma mais silenciosa do que outros sistemas. O abatedouro opera as bombas com um vácuo entre 900 e 550 mbar ou 100 a 450 mbar (absoluto), o nível de eficiência de energia ideal. Duas bombas GV abastecem quatro linhas de filetagem, enquanto a terceira bomba opera o maquinário de embalagem a vácuo. Todas as três bombas de vácuo podem ser ligadas em rede se necessário.

Fácil acesso aos dados

A empresa pode ler e ajustar facilmente os dados de pressão e outros parâmetros nas bombas de vácuo da Atlas Copco em comparação com outros sistemas convencionais no mercado. 

As opções de programação para as bombas de vácuo GV facilitam o processo de produção. As bandas de pressão são simples de serem programadas, e é fácil detectar o fluxo de pressão e quaisquer vazamentos no sistema. Como resultado, todo o sistema pode ser controlado de forma precisa, garantindo que as válvulas abram somente pelo período de tempo necessário e no nível exato de vácuo para o qual o processo de produção é aplicado. Assim, o sistema requer somente cerca de dois terços da energia necessária para outras bombas. 

As bombas de vácuo GV são resistentes e têm funcionado perfeitamente desde sua instalação há um ano.

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.