Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlascopcosaurus celebra o 30º aniversário

Atlascopcosaurus celebra o 30º aniversário

2014-07-29

Nem todo nome de empresa é a inspiração para o nome de uma espécie de dinossauro! Há 30 anos, esse privilégio foi cedido à Atlas Copco, quando uma espécie de dinossauro herbívoro descoberta recentemente recebeu esse nome genérico AtlascopcosaurusO gesto homenageou a empresa por apoiar pesquisas arqueológicas realizadas durante alguns anos pelo paleontologista Dr. Thomas H. Rich, em Dinosaur Cove, Victoria, Austrália.

Com o comprimento estimado entre 2 e 4 metros e peso de cerca de 125 quilos, o Atlascopcosaurus loadsi pertencia à família Hypsilophodontidae e viveu durante o período Cretáceo, de 100 a120 milhões de anos atrás. O nome específico, loadsi, refere-se a Bill Loads, gerente da Atlas Copco em Victoria, que tomou a decisão de apoiar o projeto.

Centenas de voluntários
Dinosaur Cove, uma área rica em fósseis,é localizada na costa sudeste da Austrália, próximo a Victoria. O doutor Thomas H. Rich, do Museu de Victoria, e Patrícia Vickers-Rich, da Universidade de Monash, lideraram projetos de pesquisa no local por 10 anos. Durante a sua primeira visita à região, em 1980, a doutora Rich e dois colegas descobriram fragmentos ósseos incorporados em rochas. Quatro anos mais tarde, um grupo composto por centenas de estudantes voluntários, cientistas de paleontologia e mineiros começou as escavações. A Atlas Copco estava entre os envolvidos e, durante os anos seguintes, contribuiu com equipamentos e assistência especializada para o projeto.

Uma tarefa assustadora
Os fósseis foram incorporados às camadas de areia, lama e barro, que, ao longo de um período de mais de cem milhões de anos, foram pressionados juntos em rochas duras. Para soltar um quilo de ossos de dinossauro, cerca de 30 quilos de rochas duras tiveram de ser removidos. Frequentemente, os cientistas trabalharam no escuro, em túneis estreitos, os quais, por vezes, eram muito enlameados e escorregadios. O trabalho foi dificultado pelo fato de escavação do local estar próxima de um íngreme penhasco que caiu no mar.

Equipamentos impressionantemente confiáveis
Ao liderar as escavações, o grupo de pesquisa contou com os seguintes equipamentos: perfuratrizes de diversos tamanhos, e ferramentas e compressores pneumáticos da Atlas Copco. Thomas H. Rich afirmou estar grato pelo apoio da Atlas Copco e impressionado com a confiabilidade do equipamento.

"Foi pelo histórico de confiabilidade que, muito tempo depois, em 2007, ao fazer uma escavação em um túnel experimental para recuperar os dinossauros no permafrost na encosta norte do Alasca, insisti em trabalhar com os equipamentos da Atlas Copco".

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentáveis. O Grupo proporciona a clientes compressores inovadores, soluções de vácuo, sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. Fundada em 1873, está sediada em Estocolmo, Suécia, e possui um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco faturou 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e possuía mais de 40.000 funcionários.

A Atlas Copco Construction Tools é uma divisão da área de negócios Construction Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos de perfuração de petróleo, pneumáticos e hidráulicos para demolição, reciclagem, compactação, perfuração de rochas e aplicação de concreto. Os produtos são comercializados e vendidos sob diversas marcas por meio de uma organização mundial de serviços e vendas. A divisão tem sede em Essen, na Alemanha, com unidades de produção na Europa, na África e na Ásia.