Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Fabricante de tecidos para automóveis recupera grandes economias de energia a partir do calor residual do compressor

Fabricante de tecidos para automóveis recupera grandes economias de energia a partir do calor residual do compressor

2014-07-08

Wilrijk, julho de 2014. O fabricante de tecidos para automóveis, Autofil Worldwide, atingiu economias médias de custo de £ 37.000 por ano e reduziram as emissões anuais de CO2 em 260.000 toneladas, adotando a tecnologia de recuperação de energia da Atlas Copco.

Com base no Sherwood Park, Nottingham, Reino Unido, a Autofil Worldwide é um dos principais fabricantes e fornecedores de fios de poliéster para o setor automotivo da Europa. Recuperando o calor produzido pelo compressor de ar utilizado no processo de fabricação, a empresa é capaz de elevar a temperatura da água do processo de que precisa, o que reduz o consumo geral de energia.

Unidade de recuperação de energia ER-S5
Uma constante demanda de ar comprimido e de água quente
Os principais processos de fabricação nas instalações da Autofil requerem um volume significativo de ar comprimido, que é fornecido por meio de um sistema da Atlas Copco. O sistema é controlado por um otimizador ES 360, e compreende 12 compressores, incluindo três unidades GA 160+ e um compressor GA 250 conectado a uma unidade de recuperação de energia ER-S5 independente. Assim como a demanda considerável por ar comprimido no local, o processo de tintura tem uma exigência igualmente grande de água quente de processo. Um tanque de 50.000 litros armazena água para várias operações do processo de tintura na fábrica e o calor dos derivados do compressor GA 250 é utilizado para pré-aquecer a água a cerca de 50 °C, em vez de depender da energia adicional do gás para aquecê-la no ponto de uso.

Recuperando mais de 1,4 milhão de KWh de energia por ano 
Isso é possível por meio da unidade de recuperação de energia ER-S5, na qual o óleo quente da extremidade de ar do compressor é desviado através de um trocador de calor com chapa de aço inoxidável. O calor do óleo é transferido para resfriar a água no lado oposto do trocador, produzindo um fluxo contínuo de água quente da saída ER. O circuito de água entre o tanque e a unidade ER pega a água do resfriador, substituindo-a pela água aquecida. Depois de algumas horas, esse circuito atinge sua temperatura de entrada/saída ideal: água de entrada da parte superior do tanque para a ER a +/- 30 °C; água de saída retorna da ER para o fundo do tanque a +/- 55 °C, com um aumento de temperatura de 25 °C. Com base no funcionamento do compressor por 8.424 horas por ano, a combinação do GA 250 com a unidade ER-S5 recupera mais de 1,4 milhão de KWh de energia por ano. A economia é evidente: o aumento da temperatura da mesma quantidade de água com uma fonte de calor abastecida com gás teria custado à Autofil £ 37.096 por ano e teria gerado 260 mil toneladas de CO2.

O controlador do otimizador ES 360 permite uma visualização de 360 graus 
Ao comentar sobre essa redução substancial na pegada de carbono da empresa, Steve Charlton, Gerente de engenharia e de TI da Autofil, afirmou: "Somos uma empresa consciente quanto ao consumo de energia e nos esforçamos constantemente para obter soluções que promovem a melhoria da eficiência e a economia de energia na maneira como executamos nossas operações. A equipe de Serviços de Compressor Technique da Atlas Copco tem sido capaz de oferecer soluções sustentáveis de economia de energia ao longo dos últimos anos para nos ajudar a reduzir o consumo de energia de ar comprimido, principalmente com a introdução do controlador do otimizador ES 360 que combina fornecimento e demanda, permitindo-nos uma visualização de 360 graus da instalação de ar comprimido em termos de pressão, fornecimento e demanda. Agora, adicionamos uma unidade de recuperação de energia para optimizar ainda mais a instalação."

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. A área de negócios possui uma rede de serviços globais e inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.