Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A Atlas Copco e a Linde Gas trabalham em conjunto para fornecer soluções de hélio

A Atlas Copco e a Linde Gas trabalham em conjunto para fornecer soluções de hélio

2014-07-02

Wilrijk, Bélgica, Julho de 2014: os produtos de alta pressão fabricados pela Atlas Copco refletem quase um século de extensa experiência no campo da tecnologia de alta pressão. A Atlas Copco tem tido laços de cooperação de longa duração com fornecedores globais reconhecidos de gases industriais, fornecendo-lhes soluções de processos com gás.

Compressor de hélio
A Linde Group é uma empresa global líder em gases industriais e engenharia, com aproximadamente 50.500 funcionários em mais de 100 países. Como uma das primeiras empresas internacionais de gases industriais a entrar na China desde a década de 1980, a Linde tem crescido e colaborado estreitamente com seus clientes nas indústrias química, petroquímica, metalurgia, manufatura, eletrônicos, alimentos e farmacêutica. A Atlas Copco e a Linde Industrial Gases Group têm cooperado em escala global com centenas de compressores de alta pressão, fornecendo energia para instalações de suprimento de gás da Linde.

Em 2011, a Linde adquiriu dois conjuntos de compressores de hélio para suas instalações de suprimento de hélio em Pixian, Chengdu. O projeto foi para fornecer hélio de refrigeração para um fabricante internacional de produtos de tecnologia de imagem médica profissional, principalmente sistemas de imagem de ressonância magnética (MRI). Os sistemas de MRI requerem um fornecimento contínuo de ar de baixa temperatura para arrefecer a bobina magnética do scanner. Deste modo, cria propriedades supercondutoras na bobina, o que facilita o fluxo de corrente por ela, gerando um campo magnético de alta intensidade.

Alta taxa de volume, baixos custos de manutenção e operação segura

O hélio líquido é o único meio de arrefecimento que pode arrefecer a bobina magnética a uma temperatura ultrabaixa para alcançar supercondutividade (resistência nula). No entanto, a pressão do hélio líquido gerada no container de pressão alta pode ser de até 50-60 Psig e não pode ser bombeada diretamente no dispositivo de MRI. Ao contrário, um compressor de hélio profissional bombeia e descomprime o hélio líquido a 10 Psig, ou menos, para que possa ser utilizado para encher o dispositivo de MRI.

Um compressor de hélio também é necessário para retirar o hélio evaporado gerado ao produzir uma imagem de ressonância magnética. Isto pode afetar significativamente o desempenho e a estabilidade do compressor. Por isso, a Linde escolheu um compressor de hélio da Atlas Copco.

O compressor de hélio da Atlas Copco foi desenvolvido especificamente para gases de baixa densidade. Um compressor nível 5 possui uma baixa temperatura de compressão e um projeto de cárter sem passagem de gás para assegurar que não haja perda de gás ou poluição de gás ao enviar o ar de retorno do cárter para o lado de sucção. Possui uma alta taxa de volume, baixos custos de manutenção e uma operação segura, e tem sido amplamente reconhecido em todo o mundo.

Funcionamento estável desde 2012

"Selecionamos os compressores da Atlas Copco não apenas porque a Atlas Copco é atualmente um líder em sistemas de alta pressão, mas também por causa de seu excelente desempenho, alta confiabilidade e durabilidade. Tivemos ainda mais confiança após a Linde e a Atlas Copco estabelecerem uma cooperação mundial de longo prazo", afirmou o Sr. Yang Jun, Diretor local da filial de Chengdu da Linde Gases, responsável pelo projeto.

"Hélio tem a característica de gerar muito baixo calor específico de compressão, de modo que a temperatura do hélio pode ser bastante elevada ao comprimí-lo. Além disso, requer que qualquer mistura de ar seja totalmente eliminada. Ao mesmo tempo em que o dispositivo de MRI não requer o desligamento do compressor devido a longos períodos de pré-resfriamento ou altos custos operacionais. Isto exige um compressor de alto desempenho. Os compressores de hélio foram desenvolvidos para satisfazer especificamente as necessidades de transporte de hélio, incluindo alta estabilidade operacional e segurança. Esta é a garantia confiável do projeto de suprimento de hélio líquido como um todo!", concluiu Sr. Jun.

Dois conjuntos de compressores de hélio são utilizados para transporte de hélio de alta pureza e baixa pureza. Desde os testes locais em março de 2012, as unidades têm operado de maneira estável. Como o Gerente de serviço de pós-venda da Atlas Copco Western, o Sr. Zhang Daipin, observou a execução dos testes realizados no local da Linde em Pixian, ele disse: "A equipe profissional da Atlas Copco adere a um conceito de serviço centrado no cliente para garantir que o produto possa funcionar com eficiência e estabilidade com os serviços disponíveis no local".

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia