Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Sistema de recuperação de energia da Atlas Copco proporciona importantes economias para fornecedor automotivo Indiano

Sistema de recuperação de energia da Atlas Copco proporciona importantes economias para fornecedor automotivo Indiano

2014-06-30

Wilrijk, Bélgica, Julho de 2014: O sistema de Recuperação de energia da Atlas Copco ajuda a Gabriel India Limited com a conservação de energia, utilizando o calor recuperado de seu compressor de parafuso com injeção de óleo GA 75 VSD durante o processo de pré-pintura em sua unidade automotiva em Chakan, Índia.

Unidade de recuperação de energia ER
A Gabriel India Limited, uma empresa pioneira em produtos de controle de condução na Índia, é uma das primeiras empresas do Anand Group. Criada em 1961, a Gabriel India Limited disponibiliza uma vasta gama de produtos, tais como, amortecedores, suportes e garfos dianteiros em todos os segmentos automotivos.

Na Gabriel India, o compressor de parafuso com injeção de óleo GA 75 VSD da Atlas Copco foi integrado com uma moderna unidade de Recuperação de energia - ER S-3 - para recuperar calor na forma de água quente para o processo de pré-pintura, de modo a contribuir para a economia de energia.

"A conservação de energia tem uma alta prioridade na Gabriel," afirma Rajendra G. Abhange, Diretor de tecnologia, Gabriel India Limited. "Tivemos um grande avanço com a parceria com a Atlas Copco para desenvolver uma solução sob medida para utilizar o calor residual do compressor de ar."

Tecnologia e economia

Ao instalar a unidade de Recuperação de energia (ER), pode-se recuperar de 70% a 90% da energia proveniente do compressor, a qual pode ser usada para aquecer a água industrial até a 90 °C e, por conseguinte, reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, quase 52.500 unidades elétricas são recuperadas a partir deste compressor devido ao acionamento de velocidade variável, que varia a potência do compressor para ajustar continuamente e automaticamente a demanda de ar. Isto ajudará a reduzir a pegada de carbono de 500 toneladas ao longo de mais de 10 anos, o que equivale a uma plantação de 2.300 árvores em 10 anos.

A Gabriel India obteve vários benefícios com a instalação da unidade ER. Em primeiro lugar, a transição de um sistema arrefecido a ar para um arrefecido a água melhorou a eficácia do compressor. Em segundo lugar, a pegada de carbono foi reduzida, economizando gás natural liquefeito. Terceiro, houve reduções nos custos operacionais. Tudo isto significa uma economia de até 900 mil rupies indianos (aprox. 11.000 euros) por ano quando o compressor estiver funcionando em plena carga, e no mínimo 600 mil rupies indianos (aproximadamente 7.000 euros) por ano quando o compressor estiver funcionando em carga parcial.

Rajendra afirma: "Ao constatar este sucesso, decidimos implantar o mesmo sistema de um compressor da Atlas Copco e uma unidade ER nas demais fábricas no país".

Björn Leempoels, Gerente de Linha de Negócios - Serviço, Atlas Copco (Índia) Ltd., afirma: "A Gabriel India Limited é líder de mercado em seu setor e conduz os mesmos valores que a Atlas Copco, como inovação. É onde ambas as empresas se uniram, e a Atlas Copco ajudou a Gabriel a reduzir sua conta de eletricidade, ao utilizar a solução de recuperação de calor chamada ER".

Para obter mais informações, entre em contato com:
  • Bjorn Leempoels – Gerente de linha de negócios - Serviço
    +91 (0)20 3985 2313, (M) - +91 96739 95487

Compressor Technique Service é uma divisão dentro da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco. Ela oferece uma série completa de serviços pós-venda com o objetivo de maximizar a produtividade dos clientes. A divisão se concentra no fornecimento de peças de reposição, serviço profissional, soluções de monitoramento de ar e conectividade. A sede está localizada em Antuérpia, na Bélgica.

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.