Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlas Copco e fábrica da Cargill Turquia em Orhangazi fazem parceria para alcançar metas de energia renovável

Atlas Copco e fábrica da Cargill Turquia em Orhangazi fazem parceria para alcançar metas de energia renovável

2014-06-05

Wilrijk, Bélgica, junho de 2014: como resultado de investimentos e projetos desde a sua criação, a fábrica da Cargill Turquia, em Orhangazi, diminuiu seu uso total de eletricidade em, aproximadamente, 6.000 MWh e seu uso de gás natural em, aproximadamente, 1,7 milhões de m³. Porém, a fábrica continua a elevar o padrão adicionando novos projetos de eficiência de energia em sua agenda. Um desses projetos tem substituído seus compressores de velocidade fixa por compressores ZT 90 VSD FF de velocidade variável e isentos de óleo da Atlas Copco.

ZT 90 VSD FF
A Cargill estabeleceu metas de sustentabilidade ambiental que aumentam a eficiência da energia e da água em 5% em um nível global, além de aprimorar a densidade do gás do efeito estufa em 5%. A empresa havia determinado o objetivo de aumentar o uso de sua energia renovável em 12,5% dentro do seu portfólio de energia geral até 2015. No entanto, a Cargill já excedeu esse objetivo e hoje, a energia renovável constitui 13,5% do portfólio de energia da Cargill. A Cargill Turquia está comprometida em alcançar esses objetivos globais e, em sua fábrica em Orhangazi, novos projetos de eficiência de energia ajudarão a empresa a consumir menos enquanto produz mais.

Tecnologia de acionamento de velocidade variável substitui compressores de velocidade fixa

Um desses projetos foi substituir os compressores de velocidade fixa por compressores de velocidade variável e isentos de óleo ZT 90 VSD FF da Atlas Copco. Compressores de ar de parafuso, na verdade, têm sido usados na fábrica desde sua inauguração. Porém, como Mustafa Cem Bilge, gerente de manutenção na fábrica de Orhangazi explica, “A especialidade desse novo compressor é a capacidade de mudar sua velocidade e, como consequência, o fluxo de saída, de acordo com o requisito do nosso objetivo de produção. Uma vez que a velocidade e o fluxo de saída de um compressor de parafuso são diretamente proporcionais à energia consumida, ele torna esse processo muito eficiente.”

O ar comprimido é usado como uma fonte de energia ou como parte integral do processo de produção em quase todos os setores no mundo. Portanto, cerca de 10% do total de energia consumida para a produção global resulta do uso de sistemas de ar comprimido. Compressores de acionamento de velocidade variável economizam 35% de energia. Além disso, os compressores da Atlas Copco oferecem a capacidade de recuperar calor rejeitado e reutilizá-lo durante o ciclo de produção na forma de água quente, o que aprimora a eficiência geral de qualquer sistema de ar comprimido e reduz o consumo de energia total.

Duas empresas com consciência ambiental

Outra vantagem dos compressores isentos de óleo da Atlas Copco é que não precisam de água para refrigeração. Cem Bilge explica que, para fornecer água de refrigeração para operar os compressores antigos, ele tinha que operar a bomba de forma contínua. “Eu me livrei disso também. Meus custos de energia estão caindo substancialmente, e ele fornece uma operação simples.” Quando a Atlas Copco surgiu com seu novo compressor isento de óleo e com acionamento de velocidade variável, a Cargill Turquia e a fábrica de Orhangazi viram que esses recursos ajudariam a empresa a alcançar suas metas de eficiência de energia. “Desenvolvemos o projeto de instalação do compressor junto com o Sr. Bilge,” diz Veli Ozgun Senol, engenheiro de vendas de ar isento de óleo na Atlas Copco. “Ambas as empresas possuem consciência ambiental, e estamos confiantes de que a fábrica de Orhangazi da Cargill irá alcançar uma economia de energia substancial.” Cem Bilge acrescenta, “Priorizamos projetos de eficiência de energia e escolhemos equipamentos que podem fazer mais trabalho com menos energia. Demos preferência para os compressores isentos de óleo de velocidade variável da Atlas Copco porque coincidem com nossos objetivos no sentido de sustentabilidade e eficiência.”

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.