Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Compressor da Atlas Copco fornece ar comprimido isento de óleo e economia de energia para processos farmacêuticos sensíveis

Compressor da Atlas Copco fornece ar comprimido isento de óleo e economia de energia para processos farmacêuticos sensíveis

2014-05-19

Wilrijk, Bélgica, maio de 2014. A Farmalogica S.A., que desenvolve, produz e vende produtos farmacêuticos e cirúrgicos, conta com o compressor de dentes rotativos isentos de óleo ZT 37 da Atlas Copco para fornecer ar isento de óleo Classe 0, para o processo de embalagem de penicilina e cefalosporina em sua fábrica na Colômbia.

Laboratório farmacêutico

Laboratório farmacêutico na Farmalogica, Colômbia


Como a qualidade do produto final pode ser contaminada diretamente pelo ar comprimido, compressores desempenham um papel essencial na Farmalogica. De acordo com o guia da Organização Mundial de Saúde de 1998 para requisitos de boas práticas de fabricação, o processo de ar comprimido deve ser validado ao preparar produtos farmacêuticos. Esse é o motivo pelo qual a Farmalogica deve garantir que o ar comprimido fornecido esteja 100% isento de óleo por todo o processo de produção.

Ar comprimido certificado Classe 0 e 100% isento de óleo para processos críticos

“Em um processo delicado como o nosso, que lida com produtos esterilizados, a contaminação pode levar a problemas de qualidade e até mesmo a paralisação completa da fábrica pelo órgão regulador,” diz Robinson Pabon, Coordenador de Sistemas de Suporte Crítico na fábrica da Farmalogica. “Além disso, a qualidade do nosso produto final é primordial.”

Produtos farmacêuticos

Produção farmacêutica na Farmalogica, Colômbia


Para atender a esses requisitos rigorosos, a empresa escolheu um compressor de parafuso rotativo Classe 0 isento de óleo ZT 37 full feature (FF) da Atlas Copco. O compressor ZT 37 fornece ar puro em conformidade com a edição mais recente do ISO 8573-1. Classe 0 significa risco zero de contaminação, risco zero de produtos danificados ou perigosos e risco zero de perdas por paralisação operacional. A Atlas Copco foi a primeira fabricante no mundo a receber tal certificado para um compressor isento de óleo.

A série ZT de compressores de dentes rotativos isentos de óleo foi desenvolvida especificamente para aplicações que demandam esses níveis superiores de pureza, como no setor farmacêutico, preparação de alimentos e indústrias eletrônicas. Na Farmalogica, o ar comprimido é usado nos processos de lavagem, dosagem de pó, fechamento, selagem e etiquetação.

“O novo padrão ISO 8573-1 de 2010 requer um compressor isento de óleo de nível farmacêutico em conformidade com diversas características de umidade. O ponto de condensação deve possibilitar as condições de esterilização dos produtos a serem mantidos e evitar a sua contaminação,” diz Pabon.

Uma redução significativa no consumo de energia

Robinson Pabón e Diego Vega

Robinson Pabón, coordenador de sistemas na Farmalogica e Diego Vega, engenheiro de projeto, Atlas Copco


Robinson Pabon acrescenta, “Observamos uma redução significativa no consumo de energia em comparação com o compressor anterior, e a eficiência do equipamento tem sido excelente, considerando que nossa demanda por ar tende a ser fixa e que comandamos uma operação de 24 horas.” Além disso, o conceito full feature com secador integrado permite uma maior qualidade de ar comprimido enquanto usa da melhor forma o espaço disponibilizado.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Farmalogica Localizada em Bogotá, na Colômbia, a Farmalogica S.A. produz 8 milhões de unidades de penicilina e 6 milhões de unidades de cefalosporina todo ano. A empresa está comprometida com a saúde e o bem-estar dos seres humanos através de seus produtos e recebeu o certificado de GMP (good manufacturing practices, boas práticas de fabricação) pelo órgão regulador colombiano INVIMA – Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos y Alimentos. 

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. A área de negócios possui uma rede de serviços globais e inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.