Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A mais nova fábrica da Atlas Copco é uma referência para desenvolvimento sustentável e práticas de produção econômica

A mais nova fábrica da Atlas Copco é uma referência para desenvolvimento sustentável e práticas de produção econômica

2014-04-24

Wilrijk, Bélgica, abril de 2014. Quando a equipe de projeto da Atlas Copco assumiu a tarefa de construir uma nova unidade de produção em Chakan, uma área industrial perto de Pune, na Índia, ela também assumiu o desafio de construir uma instalação que iria definir o ponto de referência para desenvolvimento sustentável e modernos processos de produção dentro da Atlas Copco.

Fábrica de produção de compressores de Chakan, Índia
A fábrica de Chakan é a nova instalação de produção de compressores industriais de 5 a 90 kW e compressores portáteis de 85-1,350 cfm. Ocupando uma área de 23 acres, o complexo tem 19.000 m2 e inclui um prédio administrativo, uma oficina de montagem, um depósito de produtos acabados e áreas para atividades de P&D. O tempo total de desenvolvimento do projeto foi de 18 meses. Ele foi concluído sem quaisquer acidentes de trabalho e alcançou mais de 1 milhão de horas de operações sem acidentes.

A fábrica foi construída de acordo com o Padrão de Construção Sustentável aceito globalmente da Atlas Copco e em linha com as melhores práticas LEED (Leadership in Energy & Environmental Design - Liderança em Energia e Design Ambiental). Recentemente foi certificada pelo IGBC (Indian Green Building Council - Conselho de Construção Ecológica Indiano) como um Edifício de Fábrica Ecológico de classificação OURO. Atenção especial foi dada ao projeto de eficiência energética e à tecnologia para limitar o impacto ambiental e reduzir o uso recursos energéticos e naturais durante a fase de construção, assim como na futura operação da planta. O projeto poderia obter o máximo de pontos de crédito para seu sistema de aproveitamento de águas pluviais. O sistema assegura que toda a água da chuva não será escoada do local durante uma monção, mas, em vez disso, será recolhida em uma piscina natural. A água da chuva coletada será usada juntamente com a água subterrânea local durante os períodos secos.

Não há necessidade de sistema de ar condiciodo

Fábrica de produção de compressores de Chakan, Índia
A orientação do edifício e o design das paredes e tetos capturam e refletem ao máximo a luz do dia. Consequentemente, a oficina não precisa de qualquer iluminação adicional durante o dia; no entanto, nenhuma luz direta do sol entra na oficina para evitar sombras, o que poderia interferir na visibilidade, e eliminar acúmulo de calor no ambiente de trabalho. O fluxo de ar natural e a ventilação estabilizam a temperatura ambiente sem o uso de um dispendioso sistema de ar condicionado.

O layout da fábrica foi desenvolvido de acordo com os princípios de manufatura de fluxo. Desde a recepção de mercadorias até o carregamento de produtos acabados é um único fluxo de processo interligado, que incide sobre o fluxo contínuo de materiais, produtos e informações ao longo do processo de criação de valor. O layout da manufatura e a configuração da logística foram projetados para funcionar de acordo com os princípios de manufatura econômica. Consequentemente, o número de linhas de produção e o comprimento total da montagem foram reduzidos consideravelmente. O fluxo e a transparência em logística foram criados pela introdução do "conceito de supermercado". Assim como no varejo, as mercadorias em um supermercado têm locais fixos e quantidades fixas, e sua disponibilidade é assegurada ao longo do tempo

Ambiente de melhoria contínua

A gestão de informações é um fator chave para o sucesso da manufatura econômica. Portanto, um Sistema de Execução de Manufatura (MES) foi desenvolvido e implementado para garantir um gerenciamento de dados completo, dentro do prazo, ao longo de todo processo. As atividades principais de montagem, como aparafusamento, fixação e conexão, foram identificadas, e padrões individuais de treinamento foram desenvolvidos para selecionar, treinar, qualificar e certificar os operadores de linha antes de iniciar as operações de montagem no chão da fábrica.

A última, mas a mais importante etapa em direção à manufatura econômica é o desenvolvimento de um ambiente de melhoria contínua. Por meio da criação de um fluxo e de uma transparência nas operações e logísticas, torna-se mais fácil ver e identificar os problemas. Cada estação de trabalho é equipada com um sistema de monitoramento que permite ao operador entender seu desempenho e notificar os supervisores em caso de problemas em sua área de trabalho. Excelência em manufatura econômica significa que cada indivíduo tem a responsabilidade de tomar a iniciativa para resolver os problemas em sua área de atuação. A nova fábrica auxiliará a Atlas Copco em sua ambição de alcançar um maior crescimento no mercado indiano nos próximos anos.

Para obter mais informações, entre em contato com:
  • Michael Gaar, Coordenador de RP, Telefone: +32 (0) 3 750 80 88, e-mail: Michael.gaar@be.atlascopco.com

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentáveis. O Grupo proporciona a clientes compressores inovadores, soluções de vácuo, sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. Fundada em 1873, está sediada em Estocolmo, Suécia, e possui um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco faturou 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e possuía mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.