Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Empresa farmacêutica chilena aumenta a eficiência graças à Atlas Copco

Empresa farmacêutica chilena aumenta a eficiência graças à Atlas Copco

2014-04-03

O Laboratorio Sanderson S.A, uma das principais empresas farmacêuticas do Chile, reduziu os custos e aumentou sua eficiência graças à Atlas Copco.

Marco Contreras e Marcela Cantillana

Marco Contreras, Gerente de Linha de Negócios de Ar Industrial da Atlas Copco Chile e Marcela Cantillana, Gerente Assistente para Validações na Fresnius Kabi Chile.


Tendo como base sua experiência bem-sucedida com as soluções de ar comprimido da Atlas Copco, a empresa instalou recentemente um gerador de nitrogênio de tecnologia de ponta (NGP 92) para atender à sua crescente demanda por nitrogênio com pureza alta. Fornecendo nitrogênio com uma pureza entre 95 e 99,999%, o NGP atende totalmente aos rigorosos requisitos de pureza do setor de 99,99%.

“Temos usado os compressores da Atlas Copco por mais de dez anos para oferecer ar comprimido isento de óleo e óleo injetado”, comenta Marcela Cantillana, Gerente Assistente para Validações na Fresnius Kabi Chile, “esses compressores sempre atenderam às nossas expectativas e sentimos que o novo gerador de nitrogênio é um complemento perfeito para as nossas atividades”.

NGP 15

Gerador de nitrogênio (PSA)


Fundado em 1942 e agora parte do grupo alemão Fresenius Kabi, o Laboratorio Sanderson é especializado na produção e comercialização de uma ampla gama de produtos de injeção e outras substâncias líquidas para aplicações médicas pelo mercado da América Latina. Sua relação bem sucedida com a Atlas Copco começou em 2003, quando a empresa decidiu substituir seu compressor de ar de carga/descarga lubrificado por um compressor com baixo consumo de energia e tecnologia de acionamento de velocidade variável (GA 75 VSD FF) para o suprimento de ar comprimido na unidade de produção, ajustando a saída de ar comprimido na demanda exata a qualquer momento. A tecnologia de Acionamento de velocidade variável pode economizar, em média, 35% de energia em comparação com compressores de carga/descarga. Em 2008, a empresa também comprou um compressor ZT55 VSD isento de óleo com secador MD integrado, obtendo economias de energia extremamente positivas.

Graças à Atlas Copco, o Laboratorio Sanderson passou recentemente também para geração de nitrogênio no local. Anteriormente, a empresa adquiriu seu nitrogênio de um fornecedor externo, que entregou nitrogênio líquido em tanques criogênicos. Agora, o nitrogênio é gerado no local com o nível de pureza exigido, graças à instalação do compressor isento de óleo ZT 18 IMD e um gerador de nitrogênio NGP 92 com tecnologia PSA da Atlas Copco. “Ganhar independência de fornecedores externos é um excelente benefício”, comenta Marcela Cantillana, “desde a instalação do NGP 92, não temos mais que depender de outra organização ou empresa para garantir um fornecimento adequado e constante de nitrogênio”.

Separação de nitrogênio

Princípio de separação de nitrogênio (PSA, Nitrogen separation principle)


Com base na tecnologia PSA (Pressure Swing Adsorption), com peneiras moleculares separando de forma seletiva o oxigênio e o nitrogênio, o sistema de geração de nitrogênio NGP da Atlas Copco oferece um suprimento de nitrogênio com excelente custo-benefício, confiável e seguro. Ao garantir um suprimento de nitrogênio contínuo, a unidade NGP elimina o risco de paralisações na produção e garante gastos operacionais baixos, sem custos adicionais como os de processamento de pedidos, reabastecimentos e despesas de entrega. Além disso, a pureza alta do nitrogênio é sempre garantida, com taxas variando entre 95% e 99,999%.

Atento ao potencial de economia e eficiência do gerador de nitrogênio, o Laboratorio Sanderson também está considerando agora instalar um gerador de oxigênio da Atlas Copco no futuro. Comentando sobre a colaboração bem sucedida com a Atlas Copco, Marcela Cantillana conclui: “Nossa relação com a Atlas Copco sempre foi de cooperação mútua e sentimos que ela compreende totalmente a importância de garantir o funcionamento adequado do equipamento, através de manutenção, suporte, documentação e certificados”.

Para mais informações sobre os sistemas de geração de nitrogênio da Atlas Copco, visite

Para obter mais informações, entre em contato com:

  • Jeroen Hoen
    Jeroen Hoen, Vice-presidente de Comunicação e Desenvolvimento de Competências, divisão Quality Air
    Email: jeroen.hoen@be.atlascopco.com
    Telefone: +32 (0)3 401 94 19

A Atlas Copco
é líder mundial no fornecimento de soluções de produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

Quality Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, projeta, produz e comercializa secadores, equipamentos de desidratação/geração de gás, soluções de ar de uso médico e transformação de biogás em todo o mundo. Os produtos são oferecidos por diversas marcas a uma grande quantidade de indústrias, incluindo os setores de petróleo e gás, químico, de produção industrial, médico e de locação. As principais instalações de produção localizam-se na China, na Bélgica, na Itália e nos Estados Unidos. Sua sede localiza-se em Antuérpia, na Bélgica.