Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A EMS-Chemie confia nos compressores e na experiência da Atlas Copco

A EMS-Chemie confia nos compressores e na experiência da Atlas Copco

2014-04-01

Wilrijk, Bélgica, abril de 2014. O grupo suíço de produtos químicos EMS-Chemie, líder do setor no campo de materiais de polímero e produtos químicos de qualidade distinta, tem colocado sua confiança na Atlas Copco. Em 2012 a Atlas Copco forneceu dois turbocompressores centrífugos isentos de óleo tipo ZH 15000, incluindo bombas e resfriadores a seco, para um novo circuito de resfriamento a água. As unidades fornecem ar comprimido para o fornecimento de ar da fábrica e para a produção de nitrogênio no local de produção Domat/Ems. A Atlas Copco também auxiliou na solução ideal para a otimização da infraestrutura do local.

ZH 15000 turbocompressor

Instalação do turbocompressor ZH 15000 na Ems Chemie, Suíça


Esta empresa especialista em polímero de alto desempenho, cujos produtos são usados em áreas tais como indústrias automotivas e de telefones celulares, apresentou à Atlas Copco um desafio pretensioso. O fornecimento de ar comprimido para o ar da fábrica e a melhora necessária no sistema de separação de ar, ao mesmo tempo em que a nova unidade de ar comprimido exigia a instalação de um novo sistema de resfriamento. O desafio era realizar o trabalho sem nenhuma interrupção da produção.

Solução sob medida para produção de ar e nitrogênio

As necessidades no local de produção Domat/Ems são enormes. Por ano, 74.000.000 Nm3 de ar comprimido são necessários para o fornecimento de ar da fábrica e 69.000.000 Nm3 para a produção de nitrogênio. Em 2010 tornou-se evidente que os sistemas existentes estavam se aproximando da capacidade máxima e que não conseguiriam atender as necessidades de produção por muito mais tempo. Quando um dos seis compressores quebrou, os engenheiros da EMS-Chemie examinaram o conceito existente, bem como o aumento da capacidade planejada. Eles pesquisaram um reprojeto de todo o sistema e entraram em contato com a Atlas Copco para obterem uma solução sob medida para satisfazer as necessidades e aperfeiçoar a infraestrutura inteira. A unidade existente consistia em dois turbocompressores e quatro compressores alternativos isentos de óleo antigos que alimentavam as duas redes de ar comprimido e que operavam em diferentes níveis de pressão (o ar da fábrica e a produção de nitrogênio). Os dois turbocompressores, um de outro fabricante e um turbo engrenado tipo ZH 10000 da Atlas Copco, foram mantidos para garantir segurança de fornecimento e porque eles complementaram os dois novos turbocompressores engrenados tipo ZH 15000.

Foto 1 Josef Wolf (Ems Chemie) René Muggli (Atlas Colpco).JPG

da esquerda para a direita: Josef Wolf (Ems Chemie) René Muggli (Atlas Copco)


Os dois novos compressores alimentam o ar da fábrica e o ar comprimido para a produção de nitrogênio em diferentes níveis de pressão, em uma faixa ótima e eficiente. Além disso, a rede de ar da fábrica foi expandida com um secador de adsorção adicional para atender às crescentes exigências de ar comprimido. Os engenheiros receberam a incumbência de executar a mudança sem interromper a produção, o que foi feito de maneira bem-sucedida graças ao planejamento meticuloso e a execução precisa. O primeiro passo foi a instalação de um novo circuito fechado de resfriamento a água com uma capacidade de resfriamento a seco de 3 MW, e, em seguida, colocar o novo sistema de tubulação na unidade de ar comprimido central. A nova unidade de ar comprimido foi instalada ao lado dos compressores antigos.

“Nós preparamos um sistema paralelo completo e, em seguida, trocamos a unidade, uma máquina de cada vez, assegurando que a produção contínua fosse mantida.” explicou Josef Wolf, Gerente de projeto da EMS-Chemie. “Com a Atlas Copco ao nosso lado, tivemos um grande parceiro que sempre propôs uma solução quando os problemas apareceram.”

Foco em economia de energia

A moderna unidade de ar comprimido central oferece a EMS-Chemie uma economia no consumo de eletricidade de 10%, e o novo sistema de resfriamento a água reduz o uso de água em até 75%. “A questão das exigências de energia era nossa principal preocupação, e, também nesse ponto, estamos mais que satisfeitos,” resumiu Martin Schlumpf, Gerente de energia na EMS-Chemie. “O ZH 15000 da Atlas Copco produz menos calor e consome menos energia com a mesma produção. Sua eficiência energética é simplesmente melhor. É exatamente o que precisamos!”

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. A área de negócios possui uma rede de serviços globais e inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.