Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Revisão geral crítica de compressor concluída em uma maratona de manutenção de nove dias

Revisão geral crítica de compressor concluída em uma maratona de manutenção de nove dias

2014-03-17

Wilrijk, Bélgica, março de 2014: O compressor ZH, da Atlas Copco, desempenha um papel crítico na fabrica de peróxido de hidrogênio Solvay em Póvoa de Santa Iria, Portugal. Quando a unidade precisou de uma revisão geral após 80.000 horas de atividade, sendo necessário ficar fora de serviço por três semanas, os técnicos da Atlas Copco e da Solvay desenvolveram um plano para completar o projeto de manutenção em nove dias de trabalho intenso.

Compressor ZH
Solvay, uma empresa química global com vendas líquidas de 12,7 bilhões de euros em 2012, é comprometida com o desenvolvimento sustentável, inovação, e excelência operacional. A empresa fabrica uma ampla gama de produtos químicos para consumidores e setores da indústria, incluindo construção, automotivo e energia.

A Solvay adquiriu o compressor centrífugo isento de óleo ZH há 10 anos. Equipado para economizar energia e garantir confiabilidade, os compressores ZH da Atlas Copco são ideais para os processos de clientes com demanda de ar flutuante ou constante. Esses compressores inovadores oferecem operação confiável nos ambientes mais exigentes. Para uma qualidade de produto excelente, o ar é certificado 100% isento de óleo, de acordo com a norma ISO 8573-1 Classe 0 (2010).

Revisão geral em nove dias

Como parte do seu contrato de manutenção preventiva com a Atlas Copco, o compressor ZH na fabrica da Solvay tem seus rotores inspecionados e seus principais componentes revisados a cada 24.000 horas, ou seja, a cada três anos. Dessa vez, o compressor precisou ter seus rotores balanceados. Em circunstâncias normais, esse tipo de revisão levaria três semanas. Porém, como o compressor ZH desempenha um papel fundamental no processo de produção, a empresa não poderia ficar sem ele por tanto tempo.

“Graças à flexibilidade e cooperação da Atlas Copco, e sua compreensão do impacto que a falta do compressor teria sobre nós, conseguimos criar um plano de trabalho que nos permitiu fazer uma revisão geral do compressor em tempo recorde,” disse Ramiro Dionísio, líder do projeto na Solvay.

Sem espaço para erros

Para completar a revisão geral em nove dias, o cronograma do projeto não permitiu espaço para erros. “Cada hora além das alocadas no plano era outra hora com o processo paralisado, tendo como consequência a perda na produção,” explica Ramiro Dionísio.

No primeiro dia de trabalho, logo após os rotores serem removidos, uma transportadora internacional estava esperando nos portões para levá-los para a Alemanha para balanceamento. “Ninguém faz esse trabalho de balanceamento em Portugal, então as peças têm que ir diretamente para o fabricante,” diz Ramiro Dionísio. Vinte e quatro horas mais tarde, os rotores chegaram à Alemanha e, em três dias, o trabalho foi concluído e os rotores retornaram para a Solvay.

Então, uma equipe de dois técnicos da Atlas Copco e funcionários da Solvay remontaram o equipamento. “Toda a revisão geral foi concluída em nove dias. O décimo dia foi usado para monitorar a máquina conforme retornava para a produção,” disse Ramiro Dionísio.

O compressor ZH da Solvay, que trabalha aproximadamente 8.600 horas por ano, fornece ar comprimido de forma confiável, consistente e segura, e a avaliação final do trabalho feito no compressor foi muito positiva. “Vamos torcer para que dure pelo menos mais 80.000 horas,” disse Ramiro Dionísio.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. A área de negócios possui uma rede de serviços globais e inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia.